O conflito armado entre Rússia e Ucrânia tem levado a várias sanções dirigidas aos russos, inclusive nos esports. Por entre parcerias canceladas e suspensão de equipas baseadas na Rússia de eventos, como o caso da BLAST, também mudanças em lineups poderão surgir devido à guerra.

A Virtus.pro poderá ser a primeira equipa a sofrer mudanças. O letão Mareks "YEKINDAR" Galinskis admitiu, em entrevista ao sportacentrs.com, que o seu futuro na equipa é, nesta altura, incerto. O jogador de 22 anos reconheceu que as mudanças são muito prováveis caso os companheiros de equipa sejam proibidos de viajar ou de participar em torneios.

"Se existirem regulamentos ou restrições em relação a viagens dos meus companheiros da Rússia para torneios, problemas de vistos ou regras das organizações, então é muito provável que aconteçam mudanças. Bem, o mais provável é existirem. Tudo o que posso fazer é esperar e ver o que acontece", afirmou YEKINDAR. A entrevista foi dada pelo jogador no último domingo, dois dias antes da BLAST anunciar que não vai convidar equipas baseadas na Rússia para os seus eventos.

Apesar da situação delicada, YEKINDAR confessou que gostaria de continuar a jogar com a sua atual equipa. "Todos na equipa são grandes amigos. Gostaria de continuar, mas neste momento não sei se será possível", afirmou.

A Virtus.pro é uma das equipas participantes na ESL Pro League Season 15, que começa a 16 de março. No entanto, nesta altura ainda não é garantido que a equipa possa vir a participar. A ESL ainda não tomou uma posição como a da BLAST, mas mesmo que não suspenda as equipas baseadas na Rússia, as viagens para a Alemanha poderão ser um problema para essas formações.