A quarta edição do quarto episódio do VALORANT chegou hoje com alterações a cinco Agentes e ao Icebox, bem como um novo experimental "sistema de mapas determinista."

O primeiro Agente a sofrer alterações é o Omen. A sua smoke (Dark Cover), para além de agora viajar mais rápido, tem um cooldown 10 segundos menor. No entanto, como consequência, custa mais 50 créditos. Por outro lado, o Shrouded Step é agora 50 créditos mais barato e 0.3 segundos mais rápido.

No que toca ao Brimstone, a sua Sky Smoke recebeu um buff geral. A smoke demora agora menos tempo a rebentar, sendo ainda mais larga e mais alta para condizer com as outras smokes do jogo. O seu Stim Beacon passa também a dar um boost de 15% de velocidade a colegas de equipa.

A Astra sofreu um nerf geral. Conta agora com um máximo de apenas quatro estrelas, com o cooldown de recuperação de estrelas aumentado de 14 para 25 segundos. Se as estrelas forem apanhadas durante a fase de compra, são recuperadas imediamente. A distância de colocação das estrelas foi ainda triplicada para permitir colocar estrelas em qualquer canto dos mapas.

A Gravity Well e Nova Pulse viram o seu cooldown aumentado de 25 para 45 segundos. Já não afetam um jogador que esteja completamente por debaixo da habilidade. A Gravity Well viu ainda o seu tamanho reduzido. No que toca às smokes da Astra, o cooldown foi também aumentado de 14 para 25 segundos, mas o seu tamanho foi aumentado.

A Viper sofreu ainda alterações a três habilidades e ao seu combustível. O dreno do combustível passa a ser 50% maior sempre que a parede e smoke estiverem simultaneamente ativas, com a barra a ficar vermelha sempre que a Viper não tiver combustível suficiente para ativar as suas habilidades.

A Toxic Screen, a parede, tem agora um cooldown dois segundos maiores, mas demora menos 0.2 segundos a ativar. A parede em si tem agora luzes amarelas, além de vermelhas e verdes, para indicar quando a habilidade está em cooldown. A Poison Orb sofreu as mesmas alterações, enquanto que o Snake Bite dura agora menos um segundo.

Finalmente, ao Yoru, chegaram mudanças já há muito indicadas pela Riot. O Agente japonês sofre agora alterações profundas a todas as suas habilidades menos a Blindside, a sua flash.

No Icebox, a Riot escolheu alterar a entrada principal do B ("B Green"), de forma a tornar o espaço mais comfortável e melhor para atacantes. O B  site em si sofreu várias alterações, bem como várias outras áreas do mapa.

O novo sistema experimental de mapas vai ser implementado apenas na América Latina, pelo menos por esta semana. Objetiva aumentar a variedade de mapas jogados ao estabelecer três condições para reduzir as chances de os jogadores encontrarem várias vezes seguidas o mesmo mapa.

Podes consultar as alterações em maior detalhe no site oficial da Riot.