A Valve decidiu fazer alterações na qualificação para os torneios de categoria Major. As mudanças foram anunciadas na madrugada desta quarta-feira pela produtora do Counter-Strike: Global Offensive, juntamente com uma nova atualização ao jogo.
De acordo com a produtora, a principal mudança na caminhada para um Major prende-se com o facto de passar a existir um qualificador fechado para os torneios RMR. Anteriormente, as equipas que pretendiam apurar-se para esses torneios tinham apenas de passar pelos qualificadores abertos, mas esses vão passar agora a ser apenas o primeiro passo de um caminho que ficou mais longo para quem tem de o começar do zero.
As mudanças implementadas vão estar em vigor já para o próximo torneio da categoria, o BLAST.tv Paris Major 2023. Nesse sentido, os torneios RMR serão compostos pelas equipas com convite direto — algo que já acontecia até aqui — e pelas apuradas através do qualificador fechado. Segundo a publicação da Valve, “algumas equipas que não sejam diretamente convidadas vão poder abdicar dos qualificadores abertos”.
A produtora acrescentou ainda que “equipas que tenham boas performances de forma constante em eventos da Valve e de terceiros vão ser diretamente convidadas para um qualificador fechado”. Nessa fase, esses conjuntos convidados recebem a companhia das equipas apuradas através dos já habituais qualificadores abertos. A criadora do CS:GO indicou ainda que vai divulgar mais pormenores nas próximas semanas.
Para além da principal novidade, a madrugada desta quarta-feira trouxe ainda uma atualização ao jogo, com a introdução das cápsulas de stickers dos campeões do IEM Rio Major 2022. A partir de agora, a comunidade pode adquirir a edição Champions dos autógrafos dos jogadores da Outsiders.