Vitaliy "v1lat" Volochay, comentador de esports e um dos fundadores da MainCast esteve à conversa com Oleksandr "petr1k" Petryk, onde comentou vários cenários para a região CIS, incluíndo o futuro de Gambit e NAVI.

"ESL e BLAST sabem que se permitirem a participação da Virtus.pro e Gambit, as restantes não vão participar nos seus eventos." disse um dos fundadores da Maincast. V1lat acrescentou, que a única forma é permitir que os jogadores disputem os torneios sob uma tag neutra, sem qualquer patrocínio.

Nas redes sociais já surgiram rumores de que o roster da Gambit está à venda e de acordo com Vitaliy Volochay, o mesmo está barato. "Têm de os adquirir já, o roster está muito barato." e acrescenta "Se fosse um manager de uma organização consideraria comprar a equipa da Gambit. Não há futuro para as tags Gambit e Virtus.pro 100%"

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já começou a afetar atletas noutras modalidades desportivas, mas v1lat apresentou uma solução, que funciona tanto para quem adquirir o roster da Gambit, como os jogadores Russos da NAVI. 

"Se eu fosse o patrão da equipa da NAVI… é uma questão díficil. Provavelmente oferecia o seguinte: Vocês abandonam a Rússia e vão viver para outro país. Não interessa qual." O comentador diz que nenhum dos atletas da NAVI terá dificuldades financeiras para esta relocalização e que os mesmos deviam de iniciar o processo de obter uma nova nacionalidade.

A G2 Esports e Ilya "m0NESY" Osipov deverão recorrer a este processo para que o jovem russo obtenha uma segunda nacionalidade, na Sérvia.