A Support Gaming Equality (SGE), uma associação portuguesa criada com o intuito de ajudar as mulheres a lutar contra as desigualdades nos vídeojogos, vai organizar um showmatch solidário no próximo dia 25 de março. O showmatch, que conta com várias figuras da comunidade portuguesa, surge na sequência da guerra entre a Ucrânia e a Rússia e tem como objetivo final ajudar o povo ucraniano.
De acordo com a associação, todos os fundos angariados durante o showmatch vão ser doados à campanha "Emergência Ucrânia", levada a cabo pela UNICEF. O elenco para esta iniciativa solidária conta com homens e mulheres conhecidos da comunidade gaming portuguesa. Os jogadores Miguel "sark" Diogo, Cláudio "Cunha" Cunha e Marta "D7" Asensio são algumas das figuras presentes, assim como alguns streamers, casos de MoraisHD, iamgabitavares ou MissMushrooms.
Contactada pelo FRAGlíder, Carolina Correia, CEO da Support Gaming Equality, conta que a ideia surgiu "quando começaram os conflitos na Ucrânia". "Reunimos com todos os membros da associação e decidimos que tínhamos de agir. Não podíamos ficar indiferentes a um assunto que toca tanta gente. Podíamos ser nós", acrescenta.
🟡 SHOWMATCH SOLIDÁRIO 🔵
Face à situação que ainda hoje se passa na Ucrânia, no dia 25 irá se realizar um showmatch onde todos os fundos angariados no decorrer do showmatch irão ser doados à campanha “Emergência Ucrânia” da UNICEF.#SUPPORTGAMINGEQUALITY #FORUKRAINE 💜 🤍 pic.twitter.com/jKjtlphcqH
— SGE – Support Gaming Equality (@sgeassociation) March 21, 2022
Apesar de a SGE ser "uma associação focada no universo do gaming", Carolina Correia alerta que "ninguém deve ignorar o que está a acontecer do outro lado do mundo", pelo que a associação ganha aqui um papel fora dos vídeojogos. "Temos intenções de criar mais iniciativas como esta, com o objetivo de ajudar as pessoas que realmente precisam. Nunca ficaremos indiferentes a nenhuma situação e neste momento toda a ajuda é importante e bem-vinda", diz.
A dirigente da SGE reconhece que "este tipo de iniciativas vão ser frequentes". "Queremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para ajudar quem precisa e iremos sempre abordar todos os assuntos para dar a conhecer a toda gente aquilo que está a acontecer", conclui.
O showmatch solidário decorre a 25 de março, das 14 às 21 horas. A iniciativa pode ser acompanhada no canal de Twitch da Support Gaming Equality.