O canadiano Kory "SEMPHIS" Friesen está de regresso ao cenário competitivo de Counter-Strike: Global Offensive. O agora ex-jogador vai abraçar a primeira aventura enquanto treinador ao serviço da Gaimin Gladiators.

Quase um ano depois de ter jogado o último encontro oficial da carreira, o agora ex-jogador de 32 anos vai continuar ligado à modalidade, mas noutras funções. Em declarações à HLTV, SEMPHIS revelou que foi diagnosticado com uma condição médica pouco depois de ter abandonado a Envy, condição essa que ditou o fim da carreira.

"Pouco depois de ter sido removido da Envy, fui diagnosticado com ceratocone, o que me retirou do cenário competitivo por pouco mais de um ano. Quando regressei, tive de ser realista e aceitar que com a minha idade e com o facto de ter de usar uma lente de contacto especial, jogar simplesmente deixou de ser possível", afirmou o canadiano.

A ceratocone é uma doença degenerativa da córnea e, portanto, afeta a visão. A doença altera a estrutura da córnea e confere uma curvatura mais cónica à mesma, causando problemas ao nível da visão como miopia ou astigmatismo. Um em cada mil indivíduos são afetados por esta condição.

Uma vez que o uso da lente de contacto se torna desconfortável ao longo de largos períodos de tempo, a rotina diária de um jogador tornou-se impossível para SEMPHIS, que aponta agora a outros objetivos. "O meu objetivo são desenvolvimentos pequenos, mas firmes. Quando se trabalha com jogadores mais jovens e menos experientes, as pessoas têm que ser realistas e perceber que não vamos ser a melhor equipa do mundo ao fim de um mês", disse.

"Quero implementar um calendário de treino como deve de ser e garantir que estamos a trabalhar para evoluir no caminho certo, mesmo que no curto prazo isso faça de nós piores. Quero ir para os treinos com o objetivo do que queremos trabalhar e melhorar, ao invés de tentar ganhar o jogo, por exemplo. Temos de perceber que as derrotas são oportunidades importantes para aprender e que, na verdade, são benéficas para o crescimento", acrescentou.

Com uma carreira respeitável no panorama competitivo norte-americano, que conta com passagens por Complexity, Cloud9 ou TSM, SEMPHIS tenta agora replicar o sucesso na vertente de treinador. O canadiano, que conseguiu um top 4 na DreamHack Winter 2013, o primeiro torneio Major de CS:GO, vai agora procurar passar a sua experiência aos jovens da Gaimin Gladiators e colocá-los numa trajetória ascendente. Para já, a equipa compete na ESL Challenger League Season 40 e ocupa o terceiro lugar do Grupo B, estando na luta pelos play-offs.

Este é o roster da Gaimin Gladiators:

 Carson "nosraC" O’Reilly
 Dominick "JazzPimp" Dimpfel
 Jeorge "jeorgesnorts" Endicott
 David "cynic" Polster
 Otto "garfield" Netteberg

 Kory "SEMPHIS" Friesen (treinador)