A SAW é a mais recente equipa apurada para a final four da nona temporada da Master League Portugal. Os warriors bateram a Fourteen Esports por 2-1 e juntaram-se à OFFSET no lote de equipas já garantidas na próxima fase.
A série começou em Nuke, mapa escolhido pela SAW. A primeira pistol round caiu para o lado da Fourteen, que começou do lado defensivo e aproveitou o ímpeto para colocar as quatro primeiras rondas. A equipa de Christopher "MUTiRiS" Fernandes respondeu depois também com uma série de rondas, mas eventualmente as raposas conseguiram recuperar o ascendente e atingir o 8-4 no marcador.
Numa reta final da primeira parte bem conseguida e a aproveitar uma economia frágil do adversário, a SAW chegou às seis rondas e acabou a perder por 6-9 no fim da primeira metade, mas com a boa notícia de jogar do lado mais favorável na etapa complementar. Porém, a missão dos warriors complicou-se quando a Fourteen venceu também o segundo pistol round e converteu quer o anti-force, quer o anti-eco para chegar ao 12-6 no marcador. A primeira buy round também caiu para as raposas, à boleia de duas entry kills de Ricardo "fox" Pacheco – uma das figuras do mapa com 35 kills – na zona das rampas e a Fourteen chegou ao 14-6.
Só nessa altura é que a SAW conseguiu estancar a hemorragia, mas a custo elevado, já que chegou ao 14-7 mas não conseguiu guardar qualquer arma. Com a economia em pedaços, o armamento da SAW para a 22.ª ronda não era o melhor, mas foi ainda assim suficiente para sair por cima da batalha no bombsite B e ganhar um balão de oxigénio, já que enviou o adversário para um eco. A equipa de Ricardo "rmn" Oliveira aproveitou o ascendente e chegou ao 14-10.
Excelente leitura de @MUTiRiS_csgo conquista mais uma ronda. 👌
📺 https://t.co/kGorpsbb9S#StayAWarrior pic.twitter.com/RUNSqC0Gj3
— SAW (@sawggofficial) April 25, 2022
A 25.ª ronda parecia ser uma formalidade para a melhor equipa portuguesa no ranking HLTV, já que a Fourteen estava reduzida a apenas pistolas. Contudo, as raposas atacaram o bombsite B com sucesso e "roubaram" a ronda para alcançar o 15-10 e respetivos cinco map points. O primeiro foi anulado por uma double kill de MUTiRiS e o segundo anulado pela SAW com uma vitória por tempo, que deixou também a Fourteen num eco que foi aproveitado pelo lado CT para encurtar para 15-13.
As raposas voltaram a comprar na 29.ª ronda e ficaram perto de fechar o mapa no bombsite B, mas Filipe "NOPEEj" Dias perdeu o 1v1 diante de Renato "stadodo" Gonçalves. Na última ronda do tempo regulamentar, a Fourteen trouxe para jogo tudo o que conseguiu suportar economicamente, mas esbarrou na muralha adversária e o encontro seguiu para prolongamento.
O ataque ao bombsite B continuou a ser a imagem de marca da Fourteen e Paulo "pr" Silva conseguiu duas entries para desbloquear o 16-15. Na ronda seguinte, as raposas voltaram a ir ao B, mas a SAW fechou a porta e empatou de novo. Como não há duas sem três, a Fourteen foi também ao B na última ronda da primeira parte e puxou a vantagem de 17-16 para a segunda metade, que também arrancou com um retake ao B que trouxe mais dois map points à Fourteen. Uma vez mais, a SAW sobreviveu e anulou ambos para forçar um segundo prolongamento, onde assumiu as despesas do embate para conseguir o triunfo por 22-19.
O Tweet vai ser curto porque ainda estamos a processar este mapa.
Vamos rapazes – temos Dust 2 por jogar 🦊 pic.twitter.com/23rJuAakDN
— Fourteen Esports (@fourteenesports) April 25, 2022
A série seguiu para Dust2, o mapa escolhido pela Fourteen. Pela terceira vez em outras tantas possíveis, o pistol round caiu para as raposas, que voltaram a sair mais fortes e abriram uma vantagem de 7-0. A oitava ronda esteve perto de cair para o mesmo lado de todas as outras, mas rmn surgiu pela zona das escadas para fazer duas kills e garantir a primeira da SAW no mapa. A receita foi a mesma logo a seguir, desta vez no túnel de acesso ao B, e a SAW fez o 7-2.
A equipa de MUTiRiS voltou a acordar tarde, mas ainda a tempo de colocar seis rondas na primeira metade. A segunda parte arrancou com a quarta pistol round ganha pela Fourteen na série, mas a SAW forçou de imediato com o dinheiro extra por ter plantado a bomba e foi bem sucedida, reduzindo para 10-7. De force em force fizeram-se as rondas seguintes, com a Fourteen a colocar também um e a SAW a colocar outro de seguida.
Com 11-8 no marcador, finalmente um force não funcionou e a SAW fez o 11-9 para forçar a Fourteen a um eco e reduzir a diferença para a margem mínima. De seguida, em mais uma ronda disputada até à última, a Fourteen manteve-se na frente do marcador ao fazer o 12-10 e, posteriormente, o 13-10 em nova ronda muito equilibrada. O bom momento da equipa de Francisco "obj" Ramos no mapa prolongou-se e novamente apareceu o resultado de 15-10, tal como no Nuke. A SAW ainda assustou mais uma vez, ao sair por cima nas primeiras duas oportunidades da Fourteen fechar o mapa, mas à terceira as raposas conseguiram mesmo empurrar a série para Vertigo.
E fechamos Dust 2 com a W 🦊🧡
Ótimo jogo rapazes 🔥
Vamos agora a Vertigo, o ultimate decider deste BO3
📺 | https://t.co/7zHZh3PiBY
(obrigado por todo o apoio no chat 🦊)#14UP pic.twitter.com/cdqTBJ4Ahv— Fourteen Esports (@fourteenesports) April 25, 2022
Em Vertigo, a Fourteen começou a defender e venceu o quinto pistol round em outros tantos na série. Porém, a SAW forçou, foi ao B e de lá saiu com a primeira de seis rondas consecutivas, grande parte delas nesse mesmo bombsite. Na oitava ronda – já depois de pedir uma pausa – apareceu novamente a Fourteen no marcador, mas ainda com uma desvantagem considerável para recuperar.
A pausa teve efeitos na equipa de fox, que mostrou melhor sinergia para colocar mais uma e reduzir para 6-3. Esta réplica obrigou a SAW também a parar o jogo, mas essa pausa não teve efeitos imediatos. A equipa de MUTiRiS tentou variar o jogo e dar um ar da sua graça no bombsite A, mas fox e Renato "renatoohaxx" Gonçalves mostraram-se uma barreira intransponível e a Fourteen não só empatou o mapa, como assumiu mesmo a liderança por 9-6, com oito rondas de uma assentada.
A segunda parte arrancou com a Fourteen a completar o pleno em pistol rounds na série com a sexta conquistada, que valeu o 10-6 no marcador. O anti-force e o anti-eco também entraram e as raposas chegaram à 11.ª ronda consecutiva para conseguir uma vantagem de 12-6.
Entre a espada e a parede, a SAW trouxe o primeiro buy round na 19.ª ronda e esteve muito perto de conseguir o 12-7 por tempo, mas pr descobriu a última kill a três segundos do fim da ronda para fazer o 13-6. A SAW arriscou tudo e forçou de seguida, acabando por ter sucesso e abrindo caminho a três rondas em sucessão que deixaram o resultado em 13-9 e a equipa a respirar melhor.
A Fourteen voltou a comprar na ronda 23, mas esbarrou em Tiago "JUST" Moura no bombsite B. Ronda a ronda, a SAW foi montando a teia defensiva e a Fourteen não conseguiu ver nela buraco algum que pudesse aproveitar. Num abrir e fechar de olhos, o mapa ficou empatado a 13 e quando parecia que a Fourteen tinha encontrado o que procurava, com duas entries no bombsite A, a SAW reverteu um 3v5 para consumar a reviravolta, que só parou com nove rondas consecutivas e o respetivo 16-13 para fechar o mapa e a série.
𝙀𝙨𝙩𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙣𝙖 𝙁𝙞𝙣𝙖𝙡 𝙁𝙤𝙪𝙧! 🔥
Com um comeback fantástico, vencemos os @fourteenesports, por 2-1, e garantimos a próxima fase da competição.
Let’s go, warriors! ⚡️
📺 https://t.co/kGorpsbb9S#StayAWarrior pic.twitter.com/W08Xt5BxEg
— SAW (@sawggofficial) April 25, 2022
A SAW segue para a final four neste que é o regresso da equipa à Master League Portugal. A Fourteen Esports vai defrontar a VELOX num duelo em que o vencedor segue para o play-in e o derrotado terá de jogar o shoot-out.