Num artigo partilhado esta tarde, o VALORANT Challengers Portugal: Tempest revelou o caminho para o Challenger Ascencion EMEA 2023. De referir que a competição portuguesa dá acesso a esta prova internacional.

A grande novidade deste ano é a introdução da fase de play-ins ao Challengers Ascension, que vai permitir que mais uma equipa se junto às nove melhores de cada Challenger, no final do segundo split. Para este play-in, irão qualificar-se todas as equipas que ficarem em segundo lugar nas suas ligas nacionais.

Estas nove equipas irão então ser dividias por três grupos de três elementos, sendo disputados em BO1, no formato de single round robin(todos contra todos). O vencedor de cada grupo avança para as meias-finais, enquanto o segundo irá disputar a última vaga nas meias, através de uma nova ronda de jogos BO1, também em single round robin.

As meias-finais já serão realizadas numa série à melhor de três mapas, num formato de eliminação única. Os vencedores enfrentam-se na final, num jogo disputado em BO5. A fase de grupos está marcada para dia 22 e 23 de junho, enquanto a fase de eliminação será jogada dia 26 e 27 do mesmo mês.

Assim que esta fase estiver concluída, o vencedor juntar-se-á às nove primeiras classificadas de cada liga no Ascencion, para lutarem por uma vaga no VALORANT Champions Tour EMEA.

A fase de grupos irá ter dois grupos de cinco elementos e será disputada em BO3, também no formato single round robin. As duas melhores equipas de cada grupo irão carimbar a passagem aos play-offs da competição.

Já os play-offs, serão realizados numa árvore de dupla eliminação, com jogos a serem realizados à melhor de três mapas. A grande final será disputada em BO5 e irá determinar a equipa que se vai apurar para o VALORANT Champions Tour EMEA.