Esta quinta-feira, a ESL revelou as datas e locais para as próximas temporadas do circuito feminino de Counter-Strike, a ESL Impact. Em prova, Portugal é representado pela BIG EQUIPA, formação que conta com três atletas portuguesas – Marta “D7” Asensio, Ana “Zana” Queiroz e Aida “Aida” Simão.

Com o objetivo de manter o ritmo competitivo no cenário feminino, a ESL irá promover, todos os meses, a ESEA Cash Cup. Esta competição conta com os vários nomes sonantes do cenário fêmeo e será disputada duas vezes em cada mês do ano.

Em 2024, decorrerão mais duas edições da ESL Impact. As temporadas 5 e 6 estão marcadas para o início e fim do ano, respetivamente. A temporada 5 começará com os qualificadores abertos em meados de fevereiro, e prolongar-se-á até à fase de grupos em finais de abril. As finais globais da primeira temporada do ano serão disputadas nos Estados Unidos, em Dallas, entre 31 de maio e 2 de junho.

Já a temporada 6 acontece no final do ano, mas ainda não conta com dias definidos. Os qualificadores abertos decorrem no mês de agosto, ao passo que a fase de grupos arranca nos meses seguintes, setembro e outubro. Nesta temporada, as fases finais estão marcadas para novembro, na capital da Suécia, Stockholm.

Alteração de vagas na ESL Impact

Ainda assim, estas não são as únicas novidades. Nas Grandes Finais das duas temporadas, a atribuição de vagas regionais irá ser alterada. Nas finais globais da temporada 5, a ESL Impact contará com quatro equipas europeias, duas norte-americanas, uma sul-americana e outra asiática.

Ora, na temporada 6, as vagas mudam ligeiramente, com destaque para o maior número de equipas europeias em prova – cinco equipas europeias, duas sul-americanas e uma norte-americana.

Em Stockholm, a vaga asiática deixa de existir, e as equipas norte-americanas contam com apenas uma vaga. Esta nuance é uma consequência da temporada 5, que dá mais espaço à região da América do Norte, e tira uma vaga ao cenário sul-americano.

Vagas:

Temporada 5 Temporada 6
 Europa – 4  Europa – 5
 América do Norte – 2  América do Norte – 1
 América do Sul – 1  América do Sul – 2
 Ásia – 1

 

Na última temporada, a BIG EQUIPA falhou o acesso às fases finais no jogo de play-in. A formação portuguesa fez um percurso brilhante na fase de grupos, e caiu no duelo decisivo diante da 9 Pandas Fearless.