A fase de grupos do FIFA eNations Cup Europeu terminou e Portugal conseguiu sobreviver a um dos grupos mais difíceis da competição.
As oito nações presentes no grupo B tiveram de disputar um round robin, onde cada ronda valia um máximo de 6 pontos – 3 em caso de vitória, 1 em caso de empate e 0 em caso de derrota – com os representantes de cada plataforma a medirem força nos relvados virtuais.
Dividida em dois dias, a fase de grupos não começou da melhor forma para os portugueses, tendo arrecadado apenas 1 ponto frente à Finlândia. No duelo ibérico ninguém se ficou a rir, com os dois países a vencerem uma partida e levar 3 pontos cada.
No encontro contra a Holanda os lusos voltaram a garantir apenas um ponto, mas terminaram o dia com chave de ouro ao bater a Itália nas duas partidas, finalizando o primeiro dia no top 3 do grupo.

Portugueses estão mais perto da fase final da competição. (Foto: FPF eFootball)
Apenas com um ponto de diferença para Rússia e Itália, Portugal começou o segundo dia da melhor forma ao somar 6 pontos contra a Escócia. A duas rondas do fim, um golo no último minuto da Irlanda roubou dois pontos a Diogo Mendes que adiou o apuramento para a última ronda.
Na ronda decisiva Portugal entrou em campo apenas com 2 pontos de vantagem para a Rússia e 4 para a Itália. O confronto decisivo acabaria por ser contra o conjunto russo, com o apuramento para os playoffs em jogo.
A primeira partida entre as duas nações acabou por terminar empatada, adiando as decisões para o confronto da XBOX. Portugal só dependia de si próprio para conseguir avançar na competição e Diogo Mendes não vacilou, batendo o seu adversário por 3-1.
As 16 equipas apuradas desta primeira fase vão discutir as 11 vagas disponíveis para a fase final desta competição que vai decorrer na Dinamarca. Podes consultar os resultados desta fase aqui.
(Header: FPF eFootball)