Abre-se um novo capítulo na história do CS:GO nacional, com uma equipa portuguesa a garantir uma vaga na ESL Pro League, pela primeira vez na história.
A ESL expandiu a competição, com a abertura de uma nova fase, o Conference Stage, que dá a oportunidade de integrar os vários campeões das ligas domésticas, como a ESL Masters España. Depois de quatro temporadas com a Movistar Riders a vencer a prova, a 11ª edição terá um novo vencedor.
Os jinetes não conseguiram ultrapassar a fase de grupos e as quatro equipas da fase final são portuguesas. SAW, OFFSET, Fourteen e For The Win estão nas meias finais e vão a jogo esta quinta-feira. José "shr" Gil acredita que é possível vencer a SAW, apesar da equipa de Stadodo ter terminado 4 vezes seguidas no segundo posto.
O embate entre a fénix e Fourteen decide a segunda equipa finalista, que também é jogada na quinta feira. O Conference Stage da ESL Pro League 16 será no fim do mês de maio e será disputado em LAN, na Suécia. Sprout, paiN, MIBR e Virtus.pro são algumas das equipas apuradas para esta fase.
A ESL Pro League já contou com a presença da organização portuguesa da Sharks e ainda Ricardo "fox" Pacheco que atuou na terceira temporada com a FaZe.
As meias finais da ESL Masters são as seguintes: