Estamos a breves horas do lançamento mundial do VALORANT e a equipa de developers do jogo já lançou as notas da actualização 1.0 que traz consigo bastante mexidas no jogo.
Disponível em Portugal Continental a partir das 06:00, o novo FPS da RIOT Games introduz oficialmente no Patch 1.0 o 11º agente no jogo, a Reyna do México que é um "Duelist", revelando o ASCENT como 4º mapa do VALORANT e o Spike Rush como novo modo de jogo, sendo lançado em BETA e indicando pelo seu nome que será uma partida mais acelerada.
A nível de alterações nos conteúdos que já estavam presentes na BETA fechada que decorreu de 7 de Abril a 28 de Maio, os agentes Phoenix, Jett, Sage, Raze e Omen receberam um número avultado de nerfs e buffs de modo a preparar os mesmos para o lançamento do jogo.

Um resumo das alterações introduzidas no Patch 1.0 de VALORANT.
No geral, o patch 1.0 procura trazer melhorias a nível do balanceamento da jogabilidade, fazendo mudanças consideradas necessárias nos agentes e mapas. O Split teve uma das alterações mais visíveis com um rework feito na zona do meio, abrindo a zona das escadas que resulta num "canto escondido" removido e na incapacidade da Sage cobrir a totalidade da zona com a sua parede.
Um número enorme de bugs foram removidos com fixes introduzidos e alterações feitas a nível de qualidade de vida do jogo da RIOT Games, sendo uma das melhor notícias para todos os jogadores as melhorias no departamento de performance que prometem mais FPS e um jogo mais estável/optimizado.
As notas completas e comentários da equipa de developers às alterações podem ser acedidas aqui em Inglês, sendo estas as alterações que consideramos mais significativas em português:
AGENTES:
SAGE
- Cooldown da Healing Orb aumentado de 35 para 45 segundos.
- Vida da parede criada pela Barrier Orb reduzida de 1000 para 800 HP.
- Duração da Barrier Orb reduzida de 40 para 30 segundos.
- Paredes amigas feitas pela Barrier Orb agora aparecem no radar.
RAZE
- Raio do Dano Máximo do Blast Pack reduzido de 2 para 1 metro.
JETT
- Duração do fumo do Cloud Burst aumentado de 4 para 7 segundos.
- Tailwind quebra automaticamente as Trapwires do Cypher’s após as mesmas serem reveladas.
PHOENIX
- Duração do Blaze aumentada de 6 para 8 segundos.
- Dano do Blaze alterado de 15 a cada 0.25 segundos para 1 a cada 0.033 segundos.
- HP recuperado com o Blade alterado de 3 a cada 0.25 segundos para 1 a cada 0.16 segundos.
- HP recuperado com o Hot Hands alterado de 3 a cada 0.25 segundos para 1 a cada 0.08 segundos.
- Modelo do HoT atualizado para estar em linha com as alterações feitas ao DoT.
- Duração máxima de flash da Curveball aumentada de 0.8 para 1.1 segundos.
- Run it Back recarrega automaticamente todas as armas após ressuscitar.
OMEN
- Paranoia é agora equipada em vez do quickcast; deteção de hit melhorada, especialmente a curtas distâncias;
- No Dark Cover, o Omen agora entra num mundo "phaser" em que consegue ver pelas paredes para colocar as suas smokes; carregar no RELOAD altera entre o alvo "phased" e o normal.
- Controlos do Dark Cover atualizados para o Omen aumentar a sua distância de smoke com o PRIMARY FIRE, reduzir com o SECONDARY FIRE e atirar a mesma com a ABILITY KEY.
- No Shrouded Step, o Omen agora consegue ver a sua localização de teleporte no mapa e receber um indicador de onde está a mirar quando a sua visão de ponto está obstruída.
- No From The Shadow, o Omen consegue agora cancelar o seu teleporte enquanto está na forma "Shade" ao premir a ABILITY KEY outra vez; os ulti points são perdidos na mesma caso cancele.

O meio do Split está mais aberto e irá permitir duelos mais acessos pelo controlo da zona.
MAPAS:
Localizado na Itália, o Ascent contém uma área central larga e aberta que ambas as equipas podem batalhar. O Meio é um recreio para o uso de diversas habilidades e controlar com sucesso esta área abre rotas adicionais para os Attackers chegaram a ambos os Spike sites. O Ascent será mais comum na rotação de Matchmaking durante os primeiros dias após o lançamento de forma a dar mais oportunidades de jogar no mapa.
SPLIT
- Chokepoint do Meio reestruturado.
- A equipa de manutenção da estação de comboios conseguiu substituir o sistema de som queimado.
- Uma certa cabeça de sapo é agora um bocado mais quente.
MUDANÇAS GERAIS
- Expandido novo sistema que combate exploits em mapas para todos os outros – erradicando todos os que tentam abandonar a área de jogo.
- Melhorias feitas na colisão de nível para aumentar a suavidade do espaço de jogo.
- Optimizações de draw call optimizadas.
- Certas zonas possíveis para a Spycam do Cypher que preveniam contra-ataques bloqueadas.
O modo competitivo não estará disponível no lançamento do jogo. Tal como foi feito no lançamento da beta fechada, o foco inicial da equipa é garantir que o serviço é estável antes de ativar o matchmaking competitivo. Isto é também uma forma de dar a novos jogadores a mesma cortesia que os jogadores da beta fechada tiveram para aprender o jogo antes de se juntar ao Competitivo.
Iremos também fazer ajustes ao modo competitivo com base no feedback recebido durante a beta fechada. O nosso plano é ligar o Competitivo alguns patches após o lançamento do jogo.