A Natus Vincere não pretenderá manter o atleta Oleksandr “s1mple” Kostyliev, segundo informações apuradas e partilhadas pelo jornalista russo Alexey “OverDrive” Birukov.
Segundo o jornalista, a NAVI não pretende continuar com o vínculo que liga o atleta à organização ucraniana, e está a tentar encontrar uma equipa para o AWPer, de modo a ser possível colocar um ponto final a esta ligação.
O atleta de 26 anos chegou à Natus Vincere em agosto de 2016, e tem sido uma peça fundamental nas várias equipas com as quais a organização ucraniana contou. s1mple contribuiu para as conquistas da ESL One: Cologne 2018, StarSeries & i-League CS:GO Season 7, Intel Extreme Masters XIV – World Championship, BLAST Premier: Global Final 2020, Intel Extreme Masters XVI – Cologne, PGL Major Stockholm 2021, BLAST Premier: World Final 2021.
Individualmente, s1mple também se destacou, assumindo-se como um dos melhores jogadores do mundo no FPS, o que lhe valeu a conquista de premiações como diversos MVPs de torneios e foi por três vezes o melhor jogador do mundo (2018, 2021 e 2022).
Apesar de muito sucesso ao serviço da NAVI, a organização ucraniana não tem tido um 2023 propriamente feliz, apresentando muita instabilidade nas suas performances. Assim, a organização estará à procura de fazer alterações no seu lineup, que poderão passar por se despedirem do elemento mais antigo do lineup.
OverDrive apresentou algumas sugestões sobre o porquê da NAVI querer separar-se de s1mple “A NAVI pode estar cansada do s1mple por estar completamente ligada às decisões dele, ao desejo dele, tanto dentro do jogo como fora dele. Por outro lado, ele é uma mina de ouro. Patrocinadores, fãs, tudo gira à volta dele. É mais de 50% da NAVI“.
O AWPer ucraniano não participou no último torneio da NAVI, o IEM Sydney, e afirmou que não sabia se iria participar no próximo torneio, que será a BLAST Premier Fall Final.