A Valve continua a procurar manter o CS:GO o mais livre possível de utilizadores que recorrem a hacks. Nas primeiras duas semanas de setembro, a produtora baniu mais de 16 mil contas, de acordo com os dados da ConVars.
No total, estes primeiros dias de setembro trouxeram 16 702 bans no CS:GO. Contudo, nem todas estas contas foram banidas pelo sistema Valve Anti-Cheat (VAC), que andou quase sempre na casa dos 200 bans por dia desde que começou o mês. De todas as contas banidas, 3673 foram apanhadas pelo VAC e 13 029 pelo sistema de overwatch.
big @csgo vac wave will happen today, almost all big private / invite only cheats got detected, almost everyone, who had red trust factor because of cheats will be (or already) banned today 🤯
millions of $ worth of skins blocked
— Gabe Follower (@gabefollower) September 16, 2022
O dia em que mais bans surgiram foi, de resto, esta sexta-feira. Os rumores apontavam a uma nova onda de bans e isso veio a confirmar-se, já que o dia 16 de setembro marcou o pico até ao momento. No total, foram 3338 contas banidas esta sexta-feira, sendo que “apenas” 144 foram banidas pelo VAC. As restantes 3194 contas receberam game bans, ou seja, foram banidas através do sistema de overwatch.
Na origem desta nova onda de bans estará, alegadamente, a deteção de cheats privados. De acordo com Gabefollower, que avançou com a informação de que a onda ia acontecer, praticamente todos os jogadores com fator de confiança vermelho terão sido banidos.