Os esports sempre foram conhecidos por não ser um mercado muito lucrativo para os clubes. No entanto, a LVP quer alterar em parte esta situação e para isso irá implementar um novo modelo de gestão.

A Mediapro anunciou que irá lançar um novo modelo de gestão, com o qual esperam tornar a liga um produto mais lucrativo para os clubes. Para isto acontecer, irão centralizar os direitos de transmissão, imagem e publicidade.

Este modelo permitirá colocar ordem na hora de fechar acordos de patrocínio com os clubes, o que a LVP argumenta de ser uma forma muito melhor de atacar o mercado. De facto, muitos patrocinadores referem que não sabem o que diferencia cada equipa, nem qual será a melhor maneira de garantirem o retorno do investimento.

Esta estratégia que a LVP irá tentar implementar não é nova, e deverá seguir o mesmo modelo que o futebol seguiu para conseguir aumentar as receitas com os direitos televisivos. No entanto, será também necessário ver como é que irão gerir a situação de modo a não prejudicarem os grandes clubes, capazes de adquirirem bons patrocínios sem o apoio de terceiros.

Em troca desta centralização, a LVP exige aos clubes um compromisso a longo prazo e exclusividades, o que significa que as equipas estarão limitadas quanto à participação em outras ligas. Para além disso a LVP irá exigir alguns requisitos mínimos no que diz respeito a infra-estruturas e garantias financeiras.