O cenário competitivo de Dota 2, MOBA desenvolvido pela Valve Corporation, foi alvo de nova polémica no dia de hoje, 15 de maio. Após uma investigação sobre um possível match fixing, cinco jogadores contratualmente ligados à Newbee foram considerados culpados.
A ImbaTV, entidade organizadora responsável por conduzir a investigação, considerou a equipa culpada e acabou mesmo por aplicar uma punição vitalícia aos integrantes da mesma. Com o embate entre a Newbee e a Avengerls, para o qualificador do Minor a 18 de fevereiro, a ser a principal fonte de suspeita, o carry Lai "Fonte" Xingyu foi isento da punição visto ter sido Xu "Moogy" Han a participar no seu lugar.
A este jogador, junta-se o atual quarteto chinês da equipa: Wen "Wizard" Lipening, Yan "Waixi" Chao, Yin "Aq" Rui e Zeng "Faith" Hongda.
The organisation Newbee has been banned indefinitely for matchfixing from the Chinese Dota 2 Professional Association, CDA-DPL Professional League and all IMBATV & MarsTV events. The players Moogy, Aq, Wizard, Waixi & Faith have also been given an indefinite ban. #dota2 pic.twitter.com/KsrPJlnVYt
— Beyond the Summit (@BeyondTheSummit) May 15, 2020
Nem a própria organização escapou às punições, com a CDA Alliance, resultante duma parceria entre a Chinese Dota 2 Professional Association e a Dota 2 Professional League, a anunciar com efeito imediato a expulsão permanente da Newbee da sua lista de membros. Está assim caducada a participação da mesma na DPL-CDA Professional League e na China Dota2 Professional League.
A comunidade está agora a aguardar por uma decisão proveniente da Valve sobre o caso, depois da CDA ter enviado as suas provas para a mesma. O impacto desta polémica enaltece-se visto a Newbee ter vencido a mais prestigiosa competição de Dota 2, The International, em 2014.
Para além disso, tinha conseguido alcançar um segundo lugar na edição de 2017, contando com Xu "Moogy" Han e Zeng "Faith" Hongda no seu lineup já na altura.