A Imperial garantiu este domingo o apuramento para mais um evento do tier 1. A equipa de Gabriel "FalleN" Toledo venceu o qualificador sul-americano para a IEM Dallas 2022 e garantiu um bilhete para o Texas. Também a Team Liquid, a Complexity e a Looking For Org conseguiram o apuramento nos respetivos qualificadores.

O qualificador fechado na América do Sul teve a presença não só da Imperial, mas também da MIBR, da 9z e da Cruzeiro Esports. O certame até nem começou bem para o "Last Dance", que foi derrotado logo na estreia pela 9z, que venceu Nuke (16-13) e Dust2 (16-12) para atirar o conjunto brasileiro – venceu Inferno por 16-9 – para a lower bracket.

Foi a partir da parte inferior do quadro que a Imperial montou a recuperação, tendo começado por vencer a Cruzeiro Esports sem dificuldades – 16-2 em Dust2 e 16-6 em Overpass – no encontro de eliminação. Esse triunfo permitiu à Imperial avançar para a final da lower bracket, onde se vingou da 9z com uma vitória clara por 2-0 (16-6 em Nuke e 16-7 em Inferno). 

A equipa brasileira avançou assim para a grande final, onde encontrou a MIBR. Num duelo canarinho, foi a equipa de FalleN a ficar com a vaga em Dallas, já que venceu por 2-1. Depois de triunfar por 16-6 em Vertigo, a Imperial perdeu o Inferno por 14-16 e foi forçada a um terceiro mapa, Dust2, onde venceu por 16-11.

No qualificador fechado da Oceânia, disputado também a quatro e com apenas uma vaga para a IEM Dallas, foi a Looking For Org a sorrir por último. A equipa de James "SaVage" Savage começou por vencer a VERTEX ESC por 2-0 – 16-14 em Vertigo e 16-8 em Dust2 – para avançar para a final da upper bracket.

Nesse encontro, a valer um lugar na grande final, a Looking For Org acabou por cair perante a ORDER. Apesar de ter ganho Nuke por 16-13, a equipa de SaVage permitiu depois a reviravolta ao adversário, que venceu Vertigo (16-11) e Dust2 (16-8) para seguir diretamente para a grande final.

O desaire empurrou a Looking For Org para a final da lower bracket, onde voltou a vencer a VERTEX ESC, mas desta vez por 2-1. Depois de ter perdido o Vertigo por 7-16, os futuros vencedores do qualificador deram a volta com um 16-7 em Ancient e um 16-13 em Overpass. 

Na grande final, a Looking For Org pôde vingar-se da ORDER e marcar a viagem para Dallas. Num veto praticamente todo diferente, a Looking For Org começou por vencer o Overpass por 16-9. Seguiu-se Vertigo, o único mapa que se manteve em relação ao primeiro confronto e que voltou a cair para o lado da ORDER, desta vez por 16-13. A decisão ficou então adiada para o terceiro mapa, Ancient, que a Looking For Org venceu por 16-12 para se apurar para o evento.

O maior qualificador foi o norte-americano e, por ter mais equipas, também tinha mais vagas para dar, nomeadamente duas. Os dois bilhetes ficaram para a Team Liquid e a Complexity, que ficaram em primeiro e segundo lugares, respetivamente. 

A equipa de Jonathan "EliGE" Jablonowski teve uma campanha praticamente imaculada pela upper bracket. Depois de ter derrotado facilmente a Gaimin Gladiators (16-6 em Mirage e 16-4 em Vertigo), a Team Liquid defrontou a Evil Geniuses e foi aí que deixou cair o único mapa neste qualificador.

Perante o conjunto de Jake "Stewie2k" Yip, a Liquid esteve em desvantagem ao perder o Overpass por 8-16. A equipa norte-americana conseguiu, contudo, dar a volta com um 16-10 em Vertigo e um 16-4 em Mirage para marcar encontro com a Complexity na final da upper bracket, a valer o primeiro lugar na IEM Dallas. Com vitórias por 16-14 em Overpass e 16-9 em Ancient, foi a equipa de Richard "shox" Papillon a carimbar o apuramento.

A derrota na final da upper bracket empurrou a Complexity para a final da lower bracket, a valer o segundo e derradeiro bilhete para o torneio. A equipa de Michael "Grim" Wince mediu forças com a GODSENT e acabou por ser mais forte ao longo de três mapas. A Complexity venceu Ancient por 16-7 para arrancar a série com o pé direito, mas viu a equipa de Epitácio "TACO" de Melo triunfar em Vertigo por 16-12. A decisão ficou adiada para Inferno, onde acabou por ser a equipa norte-americana a vencer por 16-10 e a garantir o apuramento.

Com quatro lugares preenchidos através dos qualificadores fechados, faltam apenas encontrar as duas últimas equipas a compor a IEM Dallas 2022. Os dois derradeiros conjuntos vão sair do qualificador fechado europeu, que se joga de 2 a 4 de maio e no qual está inserida a Movistar Riders. A IEM Dallas 2022 joga-se depois de 30 de maio a 5 de junho.

A lista de equipas apuradas para a IEM Dallas 2022 é a seguinte:

 ENCE  FaZe Clan
 FURIA  G2
 Natus Vincere  NIP
 Astralis  Heroic
 Cloud9  Team Vitality
 Team Liquid  Complexity
 Imperial  Looking For Org
 EU Qualifier  EU Qualifier