As últimas três vagas para a BLAST Premier Spring Final 2022 ficaram atribuídas este domingo, dia em que terminou a BLAST Premier Spring Groups. FaZe, OG e Vitality já tinham assegurado um lugar na Spring Final e a essas três juntaram-se agora G2, Natus Vincere e BIG, que venceram as respetivas séries.

Na primeira série do dia, a G2 não deixou margem para dúvidas em relação à sua superioridade perante a formação brasileira da MIBR. A equipa europeia precisou de apenas dois mapas para garantir um lugar na Spring Final e para empurrar os sul-americanos para a Spring Showdown.

O primeiro mapa da série foi Ancient, a escolha da MIBR. A G2, de Aleksi "Aleksib" Virolainen, começou à defesa e montou um CT side praticamente impenetrável, que resultou numa larga vantagem de 14-1 ao intervalo. Na segunda metade, a MIBR ainda conseguiu colocar quatro rondas no marcador, mas acabou por ceder por 16-5 num embate em que Nikola "NiKo" Kovac rubricou 26 kills.

De Ancient passou-se para Inferno, a escolha da G2, que manteve as primeiras partes avassaladoras. Desta feita a atacar, a equipa europeia colocou 13 rondas no marcador e deixou desde logo a MIBR com uma missão quase impossível pela frente. Uma vez mais, os brasileiros conseguiram colocar mais algumas rondas a favor, mas acabaram por cair por 16-6.

A segunda das três vagas ainda por atribuir na BLAST Premier Spring Final foi disputada de seguida por Natus Vincere e Ninjas in Pyjamas. Os suecos já tinham derrotado a equipa de Aleksandr "s1mple" Kostyliev neste torneio, mas não conseguiram replicar a receita perante uma NaVi bem mais consistente.

A série arrancou na escolha de mapa dos líderes do ranking mundial, Nuke. Liderada por Valeriy "b1t" Vakhovskiy, a NaVi colocou 12 rondas a atacar e deixou os suecos em maus lençóis. Apesar da derrota no pistol round da segunda parte, os suecos responderam com três rondas de uma assentada para ainda se manterem na luta pelo mapa, mas acabaram derrotados por 16-6.

A equipa de Hampus "hampus" Poser teve depois a hipótese de igualar a série em Overpass, o mapa que escolheu. A atacar, a equipa sueca conseguiu uma primeira parte aceitável, com seis rondas no marcador. A pistol round da segunda parte caiu para o lado da NaVi, mas os nórdicos responderam com um force buy bem sucedido. Porém, a NaVi respondeu também com quatro rondas de uma assentada e deixou o resultado em 14-7.

Do lado mais favorável, o defensivo, a NiP elaborou uma grande recuperação e sete rondas ganhas de forma consecutiva colocaram o resultado em 14-14. No entanto, a reviravolta ficou pelo caminho na reta final, já que as últimas duas rondas caíram para o lado atacante e a NaVi fechou o mapa e a série com o resultado de 16-14. Aleksandr "s1mple" Kostyliev fez 26 kills no segundo mapa, ele que terminou a série com um total de 50.

Na última série do dia, BIG e Astralis discutiram o derradeiro bilhete para a BLAST Premier Spring Final. Os dinamarqueses escolheram Ancient para primeiro mapa e desde cedo se percebeu que a tarefa da equipa de Lukas "gla1ve" Rossander não ia ser fácil. A BIG fechou a primeira parte a vencer por 11-4, mas um grande CT side da Astralis permitiu a reviravolta para 14-13. Contudo, os dinamarqueses morreram na praia e viram as 31 kills de Benjamin "blameF" Bremer serem insuficientes para evitar o desaire por 16-14.

A série seguiu para a escolha da BIG, Dust 2, onde a equipa de Johannes "tabseN" Wodarz mostrou desde cedo uma supremacia difícil de contrariar. Um grande T side deixou a BIG a vencer por 12-3 ao intervalo e a vitória nunca pareceu em questão, apesar da Astralis ter aproveitado uma economia menos positiva dos adversários para encurtar diferenças. No fim, a BIG acabou por triunfar por 16-9 e garantir o último bilhete para a Spring Final.

Eis os resultados finais da BLAST Premier Spring Groups 2022:

Classificação Equipa Prémio
1-3.º FaZe $27.500 + Apuramento para a Spring Final
1-3.º OG $27.500 + Apuramento para a Spring Final
1-3.º Vitality $27.500 + Apuramento para a Spring Final
4-6.º BIG $17.500 + Apuramento para a Spring Final
4-6.º Natus Vincere $17.500 + Apuramento para a Spring Final
4-6.º G2 $17.500 + Apuramento para a Spring Final
7-9.º Astralis $8.500 + Apuramento para a Spring Showdown
7-9.º NiP $8.500 + Apuramento para a Spring Showdown
7-9.º MIBR $8.500 + Apuramento para a Spring Showdown
10-12.º Evil Geniuses $5.666 + Apuramento para a Spring Showdown
10-12.º Liquid $5.666 + Apuramento para a Spring Showdown
10-12.º Complexity $5.666 + Apuramento para a Spring Showdown