Atualmente, fumar é proibido nos eventos organizados pela ESL e tudo se deve a Egor “flamie” Vasilyev, jogador ucraniano que fumou debaixo da mesa, durante as partidas que disputou na ESL One: New York 2016, que acabaria por vencer.

“Posso compartilhar uma história da ESL One New York, que vencemos em 2016. Comprei um vape pela primeira vez na minha vida, na América, e fumei secretamente debaixo da mesa durante as partidas. Era um mini-vape. Após o evento, disseram-me que não poderia mais fazer isso”, começou por contar, numa transmissão do streamer Buster.

“Eles disseram: ‘Adicionamos uma nova regra que proíbe fumar‘. E eu estava lá sentado a fumar a cada rodada. Não havia nada como HQD [E-cigarros], porque foi há oito anos. Então percebi que havia snus [variação de imersão em tabaco]”, rematou o ucraniano.

O mais engraçado é que Egor “flamie” Vasilyev e NAVI venceram a ESL One: New York 2016, com este a fumar debaixo da mesa. Após a prova, a ESL não hesitou e proibiu que se fumasse durante os eventos realizados pela organizadora.

Atualmente o rifler ucraniano está sem equipa, sendo que a última organização que representou foi a 1WIN. O atleta deixou a equipa russa em fevereiro de 2023.