A FACEIT decidiu banir recentemente um jogador russo da plataforma, na sequência de um discurso de ódio proferido pelo mesmo em relação à Ucrânia. O caso aconteceu durante um encontro em que Kevin "Tweeday" Tweendale, cara popular do YouTube, participava.
O youtuber recorreu ao Twitter para partilhar um clip do jogo. Nesse excerto, Tweeday pede ao jogador que faça silêncio para que o colega jogue numa situação de clutch e o mesmo não reagiu da melhor forma. Tweeday afirma que "só não quero que sejam idiotas" e, em resposta, o jogador afirma: "Espera só um pouco que os tanques russos chegam à tua cidade".
Esta frase não foi bem recebida por Tweeday, que reagiu dizendo ao jogador que se este estivesse na situação da Ucrânia, não faria piadas. Uma vez mais, o jogador russo reagiu com um discurso de ódio e afirmou mesmo que esperava que todos os ucranianos falecessem.
A FACEIT foi rápida a intervir e anunciou que o jogador em questão foi banido por um largo período de tempo. Ainda assim, a plataforma tem sido criticada na comunidade e acusada de só reagir a esta queixa por se tratar de um caso mediático reportado por uma pessoa famosa e que o tempo de resposta não é o mesmo para outras queixas.
I’ve given the user a lengthy ban for his truly abhorrent comments made in your game. These comments have no place on our platform, or anywhere else in the world. I’ve made the dev team aware of your feedback regarding the platform and hope the rest of your day is more enjoyable.
— FACEIT Community Support (@FACEITSupport) April 13, 2022