Relatório da Sportradar coloca os esports como a segunda modalidade com mais casos suspeitos de Matchfixing, onde o futebol é líder.
Este relatório dá conta de casos suspeitos de matchfixing em vários desportos, através do Universal Fraud Detection System, e este ano foram detetados cerca de 903 casos, em 10 desportos e 76 países. O futebol lidera o pelotão, mas os esports aparecem no segundo lugar. No entanto, o site não dividiu os esports pelos diversos jogos.
De acordo com os dados apresentados, a Sportradar diz que é identificado um caso suspeito, nos esports, a cada 384 partidas. No futebol a frequência é maior, onde 1 jogo a cada 201 é considerado suspeito. O site diz ainda que este tipo de jogos geraram cerca de 165 milhões de euros de lucros, num mercado que ultrapassou 1 trilião de euros.
No CS:GO o famoso caso dos IBUYPOWER resultou numa exclusão permanente de todos os jogadores. No ano passado, ficamos a saber que a ESIC está a trabalhar com o FBI devido a um alto número de casos suspeitos de matchfixing, na antiga ESEA MDL norte-americana.