O Grupo B da 15.ª temporada da ESL Pro League chegou este domingo ao fim. Na última jornada, os olhos estavam voltados particularmente para dois encontros: Vitality – Outsiders e FaZe – FURIA, já que as equipas de Finn "karrigan" Andersen e Dzhami "Jame" Ali discutiam entre si o terceiro e último lugar de acesso aos play-offs.

A Outsiders tinha a tarefa mais facilitada e dependia de si mesma para selar o terceiro lugar do grupo, já que precisava apenas de vencer uma já eliminada equipa da Vitality. A FaZe, por outro lado, precisava de fazer a sua parte e esperar um resultado favorável no outro encontro, que se jogou à mesma hora (todos os embates da última jornada tiveram início às 18h30).

A vitória por 16-9 em Nuke, escolha da FURIA, era uma boa notícia para a FaZe e ficou ainda melhor quando, do outro lado, a Vitality vencia o Dust2, escolha da Outsiders, por 16-7. A FaZe podia depois fechar a série no seu mapa de eleição, Inferno, mas não conseguiu lidar com a agressividade do CT side brasileiro e chegou a estar a perder por 9-0. No final, a FURIA forçou o terceiro mapa com um 16-6.

Já europeus e sul-americanos disputavam o terceiro mapa – Mirage – quando a melhor notícia para as pretensões da FaZe surgiu: a Vitality fechava a série diante da Outsiders com o resultado de 2-0, após um 16-13 em Inferno. Desta forma, a FaZe garantiu o apuramento ainda antes de terminar o encontro e qualquer resultado passou a servir as pretensões da equipa. Ainda assim, a equipa de Robin "ropz" Kool capitalizou a vantagem que tinha e fechou o Mirage em 16-13 para vencer a série.

No outro encontro, a já apurada ENCE operou uma reviravolta diante da Sprout. Depois de ter conseguido fechar a sua escolha de mapa, Vertigo, com o resultado de 19-17, a Sprout viu a ENCE reagir no Mirage com o resultado de 16-10. A série seguiu depois para Ancient, onde a reviravolta foi confirmada com o resultado de 16-14.

Feitas as contas, a FURIA é a grande vencedora do Grupo B, com 12 pontos, os mesmos da ENCE. A estas junta-se a FaZe, com nove pontos, na passagem aos play-offs. Vitality e Outsiders ficaram com seis pontos, ao passo que a Sprout fecha a competição sem pontuar.

Podes ver a cobertura da competição aqui.