O ESL One Rio vai contar com um sistema de seeding que será definido pelos jogadores participantes, ao semelhante do que aconteceu no IEM Major Katowice 2019. A revelação foi feita por Michal "Carmac" Blicharz no episódio de segunda feira do "HLTV Confirmed", para o qual o VP de Gaming Profissional da ESL foi convidado a participar.

O sistema será semelhante ao usado no Major que decorreu na cidade polaca, onde os jogadores irão classificar as equipas adversárias de 1-15, e depois as classificações serão usadas para distribuir as equipas na 1ª ronda. Neste sistema, o seeding de cada equipa será ajustado após cada ronda, conforme o adversário que enfrentaram na ronda anterior e o resultado obtido. 

O Major que irá decorrer no Rio de Janeiro vai ter um seeding semelhante ao do Major que decorreu em Katowice (foto por HLTV.org)

Uma mudança aplicada neste Major será que equipas com recordes superiores na fase New Challengers não pode obter um seeding inferior a equipa com recordes inferiores nesta mesma fase, ou seja, equipas que obtenham um resultado 3-0 na fase New Challengers não podem ter um seeding inferior a uma equipa que se qualifique para a fase seguinte por 3-1.