A grande final da 10ª temporada de ESL Masters España acontece em LAN e está marcada para esta sexta-feira, dia 12, às 18:00. Em Madrid, SAW e Movistar Riders voltam a encontrar-se na derradeira série desta competição.

Além de este confronto marcar o regresso oficial de Omar "arki" Chakkor ao servidor e o regresso à típica fórmula e alinhamento da SAW, assinala também a quarta vez consecutiva em que ambas as equipas se encontram numa grande final de ESL Masters España. Nas três edições anteriores, a Movistar Riders levou sempre a melhor – e em dois desses casos nem sequer perdeu um único mapa.

Note-se que, desta vez, para além de um cheque de $6,000, há um outro motivo para as equipas darem tudo por tudo para levantarem a taça do torneio. A equipa vencedora carimba passagem à ESL Pro League Conference, uma nova e prestigiada competição que tem em oferta três lugares na 15ª temporada de ESL Pro League.

Enquanto não chega esta aguardada grande final, que será transmitida no canal de Twitch da ESL España, olhemos para alguns pontos a ter em conta:

Os resultados dos últimos confrontos

Fãs nacionais da SAW, esta é a verdade: ao longo de 2021, os homens de Christopher "MUTiRiS" Fernandes não têm tido hipótese contra a Movistar Riders. Repara-se que, desde janeiro, num total de seis jogos em BO3, os portugueses venceram apenas um.

Nesse primeiro mês do ano, na OMEN WGR European Challenge, a SAW perdeu por duas vezes, ambas por 2-0, na upper bracket final e na grande final. As contas foram depois equilibradas na LVP Unity Spring Cup, que tinha em oferta uma vaga para um torneio da BLAST, com a SAW a assinar um 2-1.


A Movistar Riders foi melhor do que a SAW em 2021, mas nunca lutou contra os portugueses com o novo trio

De seguida, ainda a jogar com Owen "smooya" Butterfield em todas as ocasiões seguintes, a Movistar Riders deu três 2-0 consecutivos, concretamente na final da nona temporada de ESL Masters España, no jogo de 11º lugar da passada ESEA Premier e, ainda, na RTP Arena Cup de julho.

Curiosamente, a história de 2020 foi um pouco ao contrário. Num total de seis séries em BO3, a SAW perdeu apenas duas, ambas nas finais da ESL Masters España. Mas tal como todas as outras partidas aqui referidas, também essas finais foram jogadas online.

Esse é precisamente um dos pontos mais relevantes no que toca a este famoso duelo entre SAW e Movistar Riders, concretamente à iminente final de Madrid: ambas as equipas nunca se defrontaram em LAN.

Afinal, o que podemos esperar desta final?

O ponto atrás referido é de extrema importância. Por muito que este seja um confronto bem prestigiado, a verdade é que nunca foi jogado em LAN, o que pode significar que seja um pouco diferente do que aquilo que temos visto em jogos online.

Mais ainda, estamos a falar de uma Movistar Riders com roster renovado. Agora, a equipa conta com um trio ex-Iberian Family na forma de Raúl "DeathZz" Jordán Nieto, Alvaro "SunPayus" Garcia e David "dav1g" Granado Bermudo. Com estes três nomes, o clube espanhol surpreendeu tudo e todos ao se qualificar para o PGL Major, uma campanha que inclusivamente o fez subir muitas posições no ranking mundial da HLTV.

Mas pelo menos dois desses jogadores – SunPayus e dav1g – não têm tanta experiência quanto Alejandro "ALEX" Masanet e Alejandro "mopoz" Fernández, por exemplo. Ainda assim, estiveram em Estocolmo com a equipa, portanto fica a pergunta: mesmo com pouca experiência em LAN, não terá sido o Major motivo suficiente para ganharem estofo para jogarem este duelo sem pressão?

Por outro lado, no caso português, temos jogadores com imensa experiência em LAN. Olhemos, por exemplo, para MUTiRiS e Ricardo "rmn" Oliveira, dois dos mais badalados atletas nacionais, com um currículo invejável dentro e fora de portas – inclusive um título de ESL Masters ao lado da Giants. Ou até para arki, nome imensamente sólido, e para Tiago "JUST" Moura e Renato "stadodo" Gonçalves, que entre outras aventuras já levantaram títulos da ESL Masters España em LAN.


Será desta que a SAW consegue levantar a taça da ESL Masters España?

Olhando para o ranking mundial da HLTV, Movistar Riders é a clara favorita. Afinal, está em 17º lugar dessa tabela, enquanto os portugueses se encontram na posição número 55. No entanto, estamos a falar de uma já clássica partida na Península Ibérica, o que significa que adivinhar o resultado deste jogo não é assim tão fácil.

No que toca a mapas, e considerando os últimos confrontos entre ambas, é possível que esta grande final passe por escolhas como Inferno, Vertigo, Overpass ou Nuke. Não nos parece, no entanto, que este fator determine a qualidade desta partida nem tampouco o resultado final.

Parece-nos antes que esta será uma das batalhas mais históricas entre SAW e Movistar Riders. De recordar, estamos a falar do regresso de arki, da estreia deste duelo em LAN, do lugar na ESL Pro League Conference em oferta. Tudo isto e muito mais num aguardado regresso às LANs – ou, melhor dizendo, na partida que assinala a primeira vez em que as duas melhores equipas ibéricas se enfrentam num cara-a-cara.

Fotografias da SAW no office da Case foram captadas por Miguel Pinto