A Esports Integrity Coalition (ESIC) emitiu um comunicado relativo aos bans dos treinadores que utilizaram o "viewer-bug". Neste comunicado é referido que não há evidências suficientes para determinar com total certeza se os jogadores estavam cientes da atitude que os seus treinadores estavam a ter.

A ESIC disse que a investigação irá continuar aberta durante pelo menos dois meses e informou que qualquer pessoa que tenha informação sobre este caso poderá contactar a entidade através do e-mail, [email protected] com o tema de assunto "ESIC310820". Todas as comunicações feitas entre as pessoas que tiverem informações sobre este caso e a ESIC irão ser mantidas confidenciais.

Qualquer pessoa que tenha informações sobre este caso deverá contactar a ESIC

Na passada segunda-feira, a ESL emitiu um comunicado a punir severamente três treinadores por terem violado as regras dos torneios e utilizado um bug do jogo para sua vantagem. Os treinadores em questão são Ricardo "dead" Sinigaglia dos MIBR (suspenso por 6 meses), Nicolai "HUNDEN" Petersen dos Heroic (suspenso por 12 meses) e Aleksandr "MechanoGun" Bogatiryev dos Hard Legion (suspenso por 24 meses).

Para além disso a Esports Integrity Coalition lançou uma lista de restrições para os três treinadores banidos:

  • Não devem comunicar com a equipa de forma alguma 15 minutos antes do início da partida, até ao final da mesma;
  • Não deve estar fisicamente presente perto da equipa 15 minutos antes do jogo ter início, até ao final do mesmo;
  • Está impossibilitado de marcar presença no servidor durante os jogos oficiais;
  • Não deve fazer parte do processo oficial de vetos, nem estar em comunicação com a equipa durante o processo.