A ESL, organizadora do próximo Major, enviou um e-mail às equipas participantes no Road to Rio de modo a obter o feedback das mesmas em relação à mudança de algumas regras que são impostas aos treinadores.
Neste e-mail enviado pela ESL e obtido pela HLTV.org foi posta em cima da mesa a possibilidade dos treinadores estarem dentro do servidor e falarem com os jogadores, sem nenhuma restrição. Para esta nova regra se aplicar já no Road to Rio, todas as equipas participantes terão de concordar, porque se a opinião das equipas não for unânime, esta regra não irá seguir para a frente, pelo menos no próximo Major.
Esta proposta por parte da ESL existe com um limite de resposta de 24 horas por parte das equipas participantes e surge após algum feedback que a Valve recebeu em relação a este assunto, sendo necessários 56 votos positivos em 56 existentes para seguir em frente com a proposta.

A regra que está neste momento em vigor foi imposta pela Valve em Agosto de 2016 e limita o impacto do treinador, estando o mesmo autorizado a falar apenas no aquecimento, antes do jogo, nos intervalos de mudança de CT para T, e nas pausas táticas. Nessa altura a regra foi imposta para impedir que treinador funciona-se como um 6º jogador, limitando o seu acesso para que servisse apenas como uma fonte de orientação.
O ESL: Road to Rio será o 2º torneio que irá fazer parte do novo sistema de pontos, implantado pela Valve este ano, para definir as equipas que irão participar no Major. O torneio terá início já na quarta-feira para a região europeia e americana. Na região CIS, este torneio apenas se iniciará a 30 de Abril, enquanto que na Ásia e Oceânia a data de arranque é 6 de Maio.