A grande final Sul-Americana da ESL Pro League XII foi disputada nesta noite e terminou com a vitória da BOOM por três mapas a um contra a Sharks, conquistando mais um título no cenário latino.
Ambas as equipas já se tinham defrontado na noite de dia 25 para 26 por um lugar na grande final e com vantagem de um mapa, série que sorriu aos tubarões orientados pelo treinador português Hélder "coachi" Sancho, voltando a medir forças no jogo do título.
A BOOM iniciou o veto que ditou Vertigo, Dust2, Inferno e Mirage como os mapas a serem jogados na série à melhor de 5. A primeira metade do Vertigo foi equilibrada e terminou pela margem mínima, seguindo-se uma defesa sólida da BOOM que permitiu apenas uma ronda aos tubarões, 16:08 foi o resultado final.

Os Sharks tinham uma boa hipótese de regressar às conquistas mas não conseguiram superiorizar-se diante da BOOM.
Com a série igualada, o vencedor do Dust2 iria atingir o ponto de série e ficar a um mapa em dois possíveis de assegurar o título sul-americano da ESL Pro League S12. Novamente, uma metade de 8-7 favoreceu a equipa de Ricardo "boltz" Prass que voltou a fugir na 2ª metade com sequências de rondas, levando o mapa por 16:09.
Pressionados com a derrota nos dois primeiros mapas da final, os Sharks voltavam pela 3ª vez a trocar de lado com uma desvantagem de apenas uma ronda, acabando por ver a BOOM ampliar essa diferença e fechar o mapa com um 16:12.
A BOOM leva para casa os $12,500 do 1º lugar enquanto que os Sharks terão de se contentar com o 2º lugar e $6,500; já a Havan Liberty encerrou o pódio com $4,000 e a Isurus terminou na última posição, tendo direito a $2,000.