Uma auditoria aos castigos da ESIC levada a cabo por Mnmzzz revelou algumas inconsistências nos mesmos. De acordo com o autor da mesma, existem 20 casos que suscitam dúvidas.
Através do Twitter, Mnmzzz fez saber desta auditoria e revelou alguns detalhes sobre os resultados. Nesses 20 casos mencionados, "os bans ou foram mal escritos ou a duração dos mesmos foi ajustada sem haver divulgação". O autor vai ainda mais longe: "A falta de transparência mancha a integridade da ESIC", pode ler-se.
Mnmzzz revelou ainda a intenção de enviar esta lista a quem de devido direito na ESIC, mas ofereceu-se também para mostrar a mesma a jornalistas que estejam interessados. Para além disso, apontou ainda o dedo aos problemas de comunicação da ESIC com a comunidade e referiu que são este tipo de problemas que levam alguns organizadores de torneios a não levar em consideração os bans da entidade, o que traz efeitos consideráveis ao cenário competitivo.
Esta notícia surge numa altura em que também a Dexerto avança com a informação de que uma nova vaga de bans a treinadores está a caminho. A ESIC estará a realizar uma extensa investigação dividida em duas partes, a primeira das quais pode levar a 52 bans.
I performed an audit on @ESIC_Official’s Sanctions Register (https://t.co/lkjHlnXh77) and I found 20 cases where bans were either likely written down incorrectly or the length of bans were adjusted without disclosure.
A lack of transparency damages the integrity of ESIC.
— Mnmzzz – Jeff 🇺🇦 (@MnmzzzCS) March 28, 2022