A startup portuguesa Anybrain anunciou recentemente ter concluído com sucesso uma ronda de financiamento no valor de 1.000.000€, com o fundo de investimento Trust Esport a estar por detrás da mesma.
Fundada por antigos alunos de engenharia da Universidade do Minho em 2015 e já com investimentos da Hovione Capital, a empresa bracarense especializou-se no processamento de grandes dados e inteligência artificial e é detentora de uma tecnologia patenteada com base na análise de data comportamental de interações entre humanos e computadores, pretendendo seguir com atenção indicadores de performance tais como a fadiga.
O CEO e cofundador da Anybrain, André Pimenta, afirma que "Após mais de quatro anos de investigação e desenvolvimento, estamos muito orgulhosos e entusiasmados por abrir a nossa tecnologia à indústria global de jogos e Esports".

A equipa da Anybrain com antigos alunos de engenharia da Universidade do Minho. (Foto por Anybrain)
A Trust Esport tem como base de operações a França e manifesta preferência para investimento em projetos originários no país ou na União Europeia, tendo no seu portfólio os projetos easylive.io, Kokyo.gg, Gamingprive.com e Esports Virtual Arenas, juntando agora a portuguesa Anybrain.
Com soluções compatíveis com as plataformas Unreal Engine, Unity, Source e Cry Engine, a Anybrain tem como um dos seus produtos a Performetrics, projeto que os levou a trabalhar com equipas de Esports fora de portas para ajudar na recolha de dados.
A nível nacional, a mesma trabalha com os OFFSET desde 2018, tendo recolhido dados de performance e fadiga e apresentado soluções para melhorar o desempenho e recuperação dos jogadores de CS:GO da organização.