Os treinadores são cada vez mais uma peça fundamental numa equipa de Counter-Strike: Global Offensive e atualmente quase todas as equipas contam com um.
A ESL lançou um pequeno vídeo no seu canal de YouTube onde Alex "Machine" Richardson e Chad "SPUNJ" Burchill abordam a importância dos treinadores para as equipas.
Machine começa por destacar o papel que os treinadores têm dentro das equipas e os resultados visíveis do trabalho dos mesmos: "Cada vez temos visto mais treinadores a providenciar consistência às equipas".
Após falar dos resultados mais visíveis do trabalho destes treinadores, o comentador de CS falou do trabalho menos visível: "São extremamente importantes a estudar os adversários. Se não existisse um treinador, teria de ser um sexto elemento com capacidade tática a fazer este trabalho. Tu precisas de alguém a fazer este trabalho extra, porque caso contrário vais ficar atrás dos teus adversários que contam com este elemento extra".
SPUNJ abordou a questão dos treinadores motivacionais, que algumas pessoas criticam por não ofereceram tanto conhecimento tático à equipa. "Por vezes os treinadores motivacionais parecem cheerleaders, mas são muito mais que isso, eles lidam com as diferentes personalidades e garantem que não há demasiados conflitos internos. Quando a motivação dos jogadores está em baixo, também é missão deles levantar os ânimos".
Com o desenvolvimento tático cada vez temos visto o comando técnico das equipas a ser maior. Se inicialmente as equipas era só os cinco elementos a jogar, neste momento contam com treinador, analistas, treinadores mentais, psicólogos, etc.