Atualmente encontra-se a decorrer uma guerra entre a Rússia e Ucrânia, que se iniciou há mais de um ano. Este conflito militar já havia chegado aos esports e, uma vez mais, está a dar que falar por causa de um mapa criado no CS:GO.
No passado dia 3 de maio, celebrou-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Como tal, o Helsingin Sanomat, jornal finlandês, contactou designers para criar um mapa de CS:GO, que continha informações escondidas.
O jornal tem grande parte do seu público na Rússia, mas desde o início da guerra que o mesmo tem sofrido uma censura forte do país liderado por Vladimir Putin. Assim sendo, o Helsingin Sanomat decidiu criar um mapa de CS:GO, que continha informações escondidas para o seu público russo.
Como a Rússia tem sofrido uma forte censura no que diz respeito aos meios de comunicação, o jornal finlandês encontrou esta forma de mostrar aos russos as tropas do seu país a invadirem e a massacrarem cidades ucranianas.
Assim que tomou conhecimento deste mapa, a Valve baniu de imediato o mesmo e, atualmente, este não poderá ser jogado por endereços de IP localizados na Rússia.