Apesar de ainda nem sequer ter começado a ESL Pro League S17, a organizadora do evento anunciou, ao fim desta manhã, como vai funcionar o sistema de vagas para a próxima temporada da competição.
O sistema de promoção para a ESL Pro League tem dado que falar, principalmente num passado mais recente, em que SAW conquistou três competições e nenhuma delas deu acesso direto à ESL Pro League S17, apesar da equipa portuguesa ter conseguido chegar lá.
Even though #ESLProLeague Season 17 is right around the corner, plans are already in motion for Season 18!
Check out the promotion slots available for Season 18, taking place later this year 👇 pic.twitter.com/bqvcjfMoSG
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) February 17, 2023
Contudo, a ESL decidiu fazer algumas alterações para a próxima temporada da competição, que vai decorrer entre 18 de agosto e 24 de setembro de 2023. Uma das grandes novidades é que os vencedores da ESL Challenger League, que foi o caso da SAW na última temporada, terão agora acesso direto à Pro League.
A competição vai ter 32 equipas, sendo que 15 delas são equipas parceiras da organização, que recebem convite. Os vencedores da ESL National Championship também terão agora acesso direto à prova. Já as ESL Challenger, darão direito a duas vagas no torneio.
Três outras equipas irão receber convite mediante a sua classificação no ranking mundial e, por fim, duas equipas vão chegar à ESL Pro League através dos qualificadores.
Todas as vagas na ESL Pro League S18:
- Equipas parceiras – 15 equipas
- ESL National Championship – 4 equipas
- ESL Challenger – 2 equipas
- ESL Challenger League – 6 equipas
- Ranking Mundial – 3 equipas
- Qualificadores – 2 equipas
No total, estão completas as 32 vagas que a competição tem. Com esta mudança, certamente que algumas das provas acima irão ver a competição subir de nível, uma vez que há vagas importantes em jogo.