A FTX, empresa de criptomoedas, sofreu uma queda abrupta durante esta semana e declarou falência, depois da fusão com a Binance ter caído por terra. A notícia colocou de imediato a comunidade atenta sobretudo à TSM, que no ano passado fechou um acordo de patrocínio — que contemplava naming — com a FTX, no valor de $210 milhões. A organização, porém, já reagiu.

TSM tranquila em relação ao futuro

Num comunicado partilhado pela organização, a TSM referiu o seguinte: “Temos estado a acompanhar a situação da FTX. Contudo, não temos informações sobre o assunto, além do que foi relatado publicamente. Atualmente, estamos a consultar advogados de forma a determinar quais deverão ser os nossos próximos passos, de modo a proteger a nossa equipa, funcionários, fãs e jogadores”.

Ainda assim, a organização norte-americana mostra-se segura e confiante para o futuro: “A TSM é construída sobre uma base sólida. Somos estáveis, rentáveis e continuamos a prever rentabilidade para este ano, para o próximos e além. Esperamos um grande ano em 2023″.

A TSM não é o único investimento da FTX na área dos esports. A empresa de criptomoedas patrocina a LCS (o acordo é válido por sete anos), a FURIA e tinha ainda um acordo com a Nerd Street, onde patrocinava uma série de eventos de esports na América do Norte.

Fragadelphia sofre duro golpe

Com a queda da empresa, isto significa também que o acordo entre Nerd Street e FTX será cancelado. Esse acordo, que havia sido assinado em fevereiro deste ano, era extremamente importante para a Nerd Street, uma vez que suportava os prémios da série de eventos do Fragadelphia.

O papel da FTX era de alta relevância, uma vez que tinha patrocinado cinco Cash Cups, oito eventos em LAN espalhados pelos EUA, três torneios no Fragadelphia 17 Finals e ainda o Last Chance Qualifier.

Em declarações ao Dust2.us, John Fazio, CEO da Nerd Street, referiu o seguinte: “A nossa parceria com a FTX não continuará. Isso afetará o tamanho do prémio, o orçamento para a Nerd Street Champs e todos os eventos afiliados em 2023″. O fim da parceria apresenta-se, de resto, como um duro golpe para a Nerd Street, que tinha planeado uma maior aposta no próximo ano.