Diogo "tuga810" Pombo sagrou-se recentemente campeão no FPF Digital Challenge 2022. O jogador da Movistar Riders, que está a viver a primeira aventura internacional, sentou-se com a FRAGlíder para conversar sobre a mudança para a organização espanhola, sobre a atualidade do cenário competitivo português, a última matchweek do play-in para a FIFA eNations Cup e ainda o rumor sobre uma possível implementação do crossplay na próxima edição do vídeojogo.

"Surgiram muitas propostas, muitas ofertas de enorme valor. E foi aquele ano em que pensei que pudesse transitar para uma equipa internacional, caso um projeto viesse a ser bom, obviamente", começou por nos dizer tuga810, em relação à off-season. As propostas foram muitas, mas a corrida foi ganha pela organização de Madrid. "Sempre vi a Movistar Riders como uma equipa muito profissional", afirmou.

Um dos temas que mais tem feito mexer a comunidade de FIFA é o rumor de que a próxima edição do vídeojogo poderá ver nascer o crossplay entre as três diferentes plataformas (PlayStation, Xbox e PC). Uma ideia que, para tuga810, já devia ter sido implementada anteriormente. "O crossplay, na minha opinião, já devia ter sido implementado há mais anos", disse o atual campeão nacional, que utilizou um exemplo do cenário nacional para justificar que no PC, a plataforma muitas vezes esquecida, há muito talento.

"O Peter, que este ano transitou do PC para a PlayStation, tem vindo a dar cartas. Muitos pensam que é uma competição mais fácil por ter menos jogadores e menos competitividade, mas isso não quer dizer nada. Se um jogador é bom, vai demonstrá-lo no PC, na PlayStation ou na Xbox", disse tuga810. "A nível da competitividade, que é o mais importante, acho que é benéfico. Não faz sentido estarmos a premiar um vencedor da PlayStation e outro da Xbox", acrescentou.

O jogador português esteve também recentemente ao serviço da seleção nacional, que não conseguiu o apuramento direto para os play-offs do FIFA eNations Cup"Não foi uma matchweek má. Obviamente, houve momentos que perdemos ali alguns pontos, contra a Islândia e contra a Alemanha. Jogamos muito melhor e a sorte não nos sorriu", atira tuga810, que mantém a confiança de que Portugal vai ser apurado através do qualificador geral, em maio.

Por agora, o atleta luso prepara a participação no terceiro qualificador da FIFA Global Series (FGS), que se disputa no próximo fim de semana. Nesta altura, tuga810 está bem dentro da luta pelo apuramento para os play-offs com um lugar entre os 16 primeiros, mas recusa a ideia de ser dos jogadores mais pressionados para este qualificador por estar no limite do apuramento.

"Acho que se pode ver de duas formas. Pode ver-se por esse lado da pressão, de continuar a estar nesse patamar para me qualificar para os play-offs. Mas, por outro lado, posso também tirar um pouco a pressão dos ombros, porque as pessoas que ainda não pontuaram, que não estão nesse ranking, essas sim têm que pontuar", afirmou o português, que se sente bem dentro do servidor: "Estou muito confiante. Sinto-me a jogar a um bom nível. Os treinos têm corrido bem e a Digital também veio comprovar isso. Esta consistência tem que ser mantida".