O primeiro qualificador aberto europeu para a IEM Dallas, que oferece duas vagas para o qualificador fechado, arrancou esta segunda-feira. A participação portuguesa reduziu-se às equipas da OFFSET, da FTW e da ORO, sendo que apenas a fénix conseguiu garantir um lugar no segundo dia de competição.

Os três conjuntos beneficiaram de um bye na primeira ronda, pelo que se estrearam apenas na segunda de cinco rondas programadas para esta segunda-feira. A ORO não conseguiu ultrapassar o encontro de estreia e veio a ceder por 7-16, em Overpass, para a No Limit Gaming. Já a OFFSET, ainda que com alguma dificuldade, superou a SHOW por 16-14, em Dust2, e a FTW aplicou uns esclarecedores 16-1 à WhxteHxnd, em Nuke.

A terceira ronda já só teve OFFSET e FTW em prova e ambas continuaram a somar triunfos. A organização de Braga teve um encontro mais tranquilo do que o anterior e derrotou a DOC por 16-4, em Inferno. A fénix, por outro lado, voltou ao Nuke para derrotar a Temp por 16-12.

Depois dos triunfos na terceira ronda, as duas equipas portuguesas conseguiram também superar a quarta eliminatória. A equipa de Diogo "snapy" Rodrigues venceu a CloudRunners por 16-6, em Vertigo, enquanto que a FTW precisou de prolongamento, no mesmo mapa, para derrotar a VP.Prodigy por 19-17.

O qualificador chegou então à última ronda do primeiro dia, onde a OFFSET se despediu de cena. A equipa portuguesa cruzou-se com a No Limit Gaming, que tinha derrotado a ORO na segunda ronda, e perdeu por 7-16 em Dust2. A No Limit Gaming, de resto, vai defrontar esta terça-feira a EC Kyiv, que surpreendeu a BIG.

A FTW, por outro lado, conseguiu garantir o acesso ao segundo dia de prova. Diante da FAMBIT, a equipa portuguesa triunfou por 16-12, em Vertigo, e vai agora defrontar a gg go next qualy nos oitavos de final do qualificador.