Está no ar o último grupo da ESL Pro League XV. A primeira jornada do grupo D disputou-se esta quarta-feira, com NAVI, Heroic e Astralis a vencerem os respetivos compromissos para saírem na frente dos restantes.

No regresso à competição após o IEM Katowice e com apenas duas semanas de treinos, como revelou Aleksandr "s1mple" Kostyliev numa entrevista recente, a NAVI estreou-se com uma vitória por 2-0 sobre os polacos da AGO. A jogar com Daniil "headtr1ck" Valitov no lugar do IGL, Kirill "Boombl4" Mikhailov, a equipa de Leste começou por arrasar a AGO em Dust 2 por 16-1.

O ponto alto da série surgiu depois em Mirage, o mapa escolhido pela NAVI. Ao todo, foram precisas 71 rondas para encontrar um vencedor, um registo que estabeleceu um novo recorde em grandes torneios. No final, a NAVI – que já detinha o recorde com 66 rondas jogadas num mapa frente à Cloud 9 na ESL Cologne 2017 – venceu por 37-34, com 65 kills para s1mple, e fechou a série.

A segunda partida do dia colocou frente a frente Heroic e Complexity. A formação dinamarquesa, que anunciou uma renovação na equipa técnica esta terça-feira, foi mais forte que o conjunto norte-americano e venceu por 2-0 para conquistar os primeiros pontos na competição.

A série começou com a escolha de mapa da Complexity, Ancient. A equipa de Ricky "floppy" Kemery conseguiu um bom T side e colocou sete rondas no marcador na primeira parte. Contudo, do lado defensivo as coisas não correram nada bem para a equipa norte-americana, que acabou por perder o mapa por 16-9. Casper "cadiaN" Møller foi a grande figura, já que apontou 31 kills. O AWPer adicionou depois mais 25 à sua conta pessoal em Overpass, o mapa escolhido pela Heroic, que venceu por 16-14 para fechar a série.

No último confronto do dia, a Dinamarca voltou a superiorizar-se aos Estados Unidos, desta feita com a Astralis a bater a Evil Geniuses por 2-0. A série arrancou em Vertigo, escolha dos americanos, e o encontro começou logo com um grande momento de Kristian "k0nfig" Wienecke, que conseguiu um ninja defuse com três adversários ainda vivos. O nórdico foi uma das figuras do primeiro mapa, a par do IGL Lukas "gla1ve" Rossander, e a Astralis venceu por 16-8 para sair na frente da série.

A escolha dos dinamarqueses jogou-se em segundo lugar. Em Overpass, o velho "playground" da equipa de gla1ve, a Astralis mostrou-se novamente muito forte e com k0nfig em grande forma. O rifler foi o top fragger do mapa, com 29 kills, e a Astralis fechou a série com um 16-8.

Encerrado o primeiro dia de prova no grupo D, a liderança é partilhada por NAVI, Heroic e Astralis, todas com três pontos. As restantes três equipas vão procurar pontuar na segunda jornada, que se joga já esta quinta-feira. O dia arranca com o embate entre Complexity e AGO, seguido do derby dinamarquês entre Heroic e Astralis. NAVI e Evil Geniuses fecham a jornada.