O Grupo A da 15.ª temporada da ESL Pro League terminou este domingo. A jogar apenas pelo pleno, uma vez que já tinha garantido o primeiro lugar do grupo na véspera, a NIP acabou derrotada pela G2, que se despediu de Düsseldorf com uma última impressão positiva, depois de já estar eliminada.

O primeiro mapa da série foi Vertigo, a escolha dos suecos. No entanto, os ninjas tiveram muitas dificuldades no ataque e a primeira metade terminou com a G2 a vencer por 13-2. A diferença revelou-se muito grande para os líderes do grupo poderem recuperar e, à boleia das 25 kills de Nemanja "huNter-" Kovač, a G2 fechou o mapa em 16-4.

A série seguiu depois para Inferno, onde o equilíbrio foi maior, mas o vencedor o mesmo. Ao ataque, huNter- voltou a ser um dos destaques e ajudou a G2 a conseguir uma magra vantagem de 8-7. Agora do lado mais favorável do mapa para a segunda parte, a equipa de Aleksi "Aleksib" Virolainen venceu o pistol round e o respetivo anti-eco para abrir uma vantagem de três rondas, mas a NIP respondeu assim que teve acesso a rifles e reduziu a diferença.

Essa ronda, no entanto, acabou por ser a exceção e não a regra para o T side da NIP. A G2 surpreendeu os suecos com uma armadilha no bombsite A para recuperar rapidamente o controlo do encontro e da economia. Em total controlo do encontro, com huNter- a liderar novamente a equipa em kills – fez 26 – e com Ilya "m0NESY" Osipov a procurar entries de forma agressiva com a AWP, a G2 chegou ao 15-8 num abrir e fechar de olhos. A NIP ainda conseguiu anular dois match points, primeiro com uma execução no bombsite B e depois com um 1v3 de Patrick "es3tag" Hansen, mas a G2 conseguiu mesmo fechar o mapa com um 16-10.

Os outros embates do grupo jogaram-se à mesma hora. Num duelo entre duas equipas já eliminadas, tal como a G2, a MOUZ venceu a Looking For Org por 2-0 e deixou os australianos sem qualquer vitória na competição. A equipa de James "SaVage" Savage escolheu Dust2, mas não teve capacidade para penetrar na defesa adversária e a primeira parte terminou com a MOUZ a vencer por 12-3. Na segunda parte, rapidamente a equipa europeia fechou o mapa em 16-6.

A série seguiu para Nuke, a escolha do conjunto comandado por Nathan "NBK-" Schmitt. Ao ataque, a equipa da MOUZ conseguiu colocar seis rondas no marcador e enfrentou a segunda parte com um resultado facilmente reversível. De resto, foi mesmo isso que a equipa conseguiu do lado defensivo, com um parcial de 10-2 para fechar o mapa e a série com um 16-11.

Também a fnatic e a Entropiq se defrontaram este domingo. As duas equipas entraram no servidor já tranquilizadas pelo facto de terem garantido o apuramento na jornada anterior e, por isso, não tinham qualquer pressão em cima dos ombros.

A fnatic escolheu Overpass para primeiro mapa da série e parecia ter tudo sob controlo quando conseguiu sete rondas do lado ofensivo. Porém, na hora de confirmar a vitória do lado defensivo, a equipa de Alex "ALEX" McMeekin não conseguiu travar um forte T side da Entropiq, que fechou o mapa em 16-13 e com Vladislav "Krad" Kravchenko a apontar 26 kills.

Depois do Overpass veio o Vertigo, a escolha da Entropiq. Krad continuou a semear o caos dentro do servidor e, juntamente com Aleksei "El1an" Gusev, foi o principal responsável pela equipa ter chegado ao fim da primeira parte a vencer por 10-5. A Entropiq passou depois para o CT side e conseguiu fechar o mapa em 16-13.

A NIP fecha o Grupo A com 12 pontos e na liderança, com a Entropiq a ficar com a mesma pontuação, mas no segundo posto. A fnatic terminou o grupo com nove pontos e no último lugar de acesso aos play-offs. MOUZ e G2 fizeram seis pontos, ao passo que a Looking For Org não pontuou.

A ESL Pro League regressa na próxima quarta-feira com o arranque do Grupo B. O grupo é composto por Team Vitality, Outsiders, FaZe, FURIA, ENCE e Sprout.

Podes ver aqui a cobertura do torneio.