O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Transformação Digital ucraniano, Mykhailo Fedorov, recorreu na última quarta-feira às redes sociais para solicitar a todos as entidades ligadas ao mundo dos esports que abandonem os mercados russo e bielorrusso. O pedido surge na sequência da invasão russa, com o apoio bielorrusso, ao território ucraniano.

Através do Twitter, Fedorov partilhou um comunicado oficial e identificou também as páginas oficiais da Xbox e da Playstation. No comunicado pode ler-se, a dada altura: "Apelo a que bloqueiem temporariamente todas as contas russas e bielorrussas, interrompam temporariamente as participações de equipas e jogadores russos e bielorrussos em todos os eventos internacionais de esports e cancelem todos os eventos programados para os territórios russo e bielorrusso".

A terminar o comunicado, o minstro ucraniano mostra-se confiante de que estas ações podem ajudar a que a guerra chegue ao fim. "Estamos certos de que estas ações motivarão os cidadãos russos a lutar ativamente para terminar esta desastrosa agressão militar", conclui.