A SAW confirmou esta sexta-feira o apuramento para os play-offs do Thunderpick Bitcoin Series 2022. No encontro decisivo, entre equipas com um registo de 2-2, a equipa portuguesa impôs-se à Nemiga por 2-0 e garantiu a continuidade em prova.

A série arrancou em Dust 2, o mapa escolhido pela formação de Christopher "MUTiRiS" Fernandes. Um grande arranque de encontro viu a SAW construir uma vantagem de 9-3 no T side, mas a Nemiga conseguiu alinhar as últimas três rondas da primeira parte, de forma a conseguir manter-se dentro do encontro.

O pistol round da segunda parte caiu para o lado da equipa da região CIS, que aproveitou o ímpeto para empatar o mapa em 9-9. O primeiro buy round foi ganho pela SAW, que voltou à liderança, mas a Nemiga respondeu com categoria e venceu quatro rondas de uma assentada para passar a liderar por 13-10.

Entre a espada e a parede, a SAW voltou a ter economia para comprar e estava praticamente obrigada a vencer a 24.ª ronda. A equipa portuguesa conseguiu fazê-lo e finalmente estabilizou o seu CT side, ao ponto de vencer seis rondas consecutivas para fechar o mapa em 16-13. Ricardo "rmn" Oliveira foi a grande figura da equipa lusa, uma vez que apontou 32 kills.

A série seguiu depois para Inferno, a escolha da Nemiga. A equipa portuguesa começou no lado mais favorável, o defensivo, e rmn manteve a mão bem quente e ajudou à vitória no primeiro pistol round com um triple kill. 

Num abrir e fechar de olhos, a SAW abriu uma vantagem de 5-0 no encontro, destacando-se pelo bom uso do spam na zona do B e que causou muito dano nos inícios de ronda à equipa da Nemiga. Ainda assim, a formação da zona CIS conseguiu entrar no marcador na sexta ronda, através de uma única entry kill que abriu o caminho para o bombsite B.

A Nemiga foi entrando no mapa aos poucos e conseguiu mesmo quebrar a economia da SAW quando reduziu a desvantagem para 7-3. À semelhança do que aconteceu em Dust 2, a Nemiga foi recuperando a desvantagem na primeira parte e o resultado ao intervalo era exatamente o mesmo: 9-6 a favor da SAW.

Num mapa que até então parecia tirado a papel químico do primeiro, a equipa da zona CIS venceu o pistol round e aproveitou para deixar tudo empatado em 9-9. As duas equipas continuaram taco a taco e a trocar rondas, mas a Nemiga conseguiu o reset económico da equipa da SAW quando fez o 12-11 e tinha tudo para abrir uma vantagem de duas rondas.

No entanto, a equipa portuguesa roubou completamente a ronda seguinte, com uma grande jogada de rmn e Tiago "JUST" Moura. Esta ronda acabou por trazer novamente o ímpeto para o lado da SAW, que aproveitou para fechar o mapa em 16-13 e novamente com rmn em destaque, ao apontar mais 27 kills.

A vitória desta sexta-feira permite à SAW avançar para os play-offs do Thunderpick Bitcoin Series 2022, no qual competem as oito melhores equipas da fase de grupos e quatro equipas que vão ser convidadas diretamente para os quartos de final. Caso vença na primeira ronda do play-off, a SAW garante pelo menos 1500 dólares em prémio monetário e um lugar no top 8 da competição.