Chegaram ao fim os qualificadores do VCT 2022 na Europa, montando o palco para o Stage 1: EMEA Challengers que virá em setembro.

A semana passada vimos os Guild, BIG, SuperMassive Blaze e FunPlus Phoenix a alcançar o evento pan-Europeu para se juntarem às equipas convidadas. Esta semana vimos quatro outras qualificarem-se, com os Rebels de João "jannyXD" Daniel mais uma vez incapazes de alcançar o evento principal.

jannyXD e companhia foram eliminados na primeira ronda deste qualificador fechado, por ação dos LDN UTD. Na upper bracket, foram os G2 a dominar a competição, uma vitória 3-1 contra os EXCEL qualificando-os para o EMEA Challengers. Na lower bracket, foram os TEAM a assegurar a vaga final depois de ganhar contra LDN UTD por 3-0.

Na Turquia, os Futbolist dominaram a competição até alcançarem a grande final. Os BBL, contra quem os Futbolist ganharam e contra quem jogaram a grande final, foram forçados a recuperar da lower bracket. Na grande final, a vitória e a vaga pertenceram aos BBL por 3-1.

Na CIS, a vaga final foi conquistada pelos Natus Vincere. Estes foram impedidos da vitória a semana passada, mas uma recuperação pela lower bracket e uma vitória na final 3-0 contra 5MOKES permitiram aos NAVI a última vaga da sua região no EMEA Challengers.

A competição europeia entra agora numa pausa durante duas semanas. O EMEA Challengers iniciar-se-á dia 11 de fevereiro com uma fase de grupos e playoffs, com o fim agendado para 27 de março. Os grupos do EMEA Challengers são:

Grupo A Grupo B
   
 Gambit Fnatic
Liquid Acend
BIG SuperMassive Blaze
FunPlus Phoenix Guild
LDN UTD G2
Natus Vincere BBL