A Riot Games apresentou o novo modelo competitivo de VALORANT para a região EMEA.

Para acomodar a região, a produtora do FPS decidiu criar vários pontos de entrada para o circuito mundial – VALORANT Champions Tour. Para o Stage 1 Challengers, vai haver uma fase de apuramento, aberta para todos. Apenas as quatro equipas que estiveram no Champions 2021 recebem convite direto para a fase final da prova.

Das 8 vagas disponíveis, 4 foram atribuídas à Europa, 2 à região CIS e as restantes à Turquia.

Para criar mais pontos de acesso ao circuito, a Riot criou dois novos circuitos, VALORANT Regional Circuits (VCR) e VALORANT Regional Leagues (VRL). Até ao momento só foram reveladas apenas as ligas regionais e são as seguintes:

França (França + Benelux)
Espanha (Espanha+ Itália + Portugal)
Norte da Europa (UK + Irlanda + Nordics)
MENA
CIS
Europa de Leste (Polónia + Europa de Leste)
DACH (Alemanha+ Suíça+ Austria)
Turquia

O top 10 do Stage 1 avança diretamente para o Stage 2 Challengers, enquanto que as últimas duas equipas vão disputar um torneio de promoção, com os vencedores das Ligas Regionais a entrar em jogo.

VRL Spain Rising 

Portugal acabou por ser inserido na liga regional junto da Espanha e Itália. Ao todo a liga vai contar com 10 equipas, 9 convidadas e 1 apurada através de uma qualificador. A liga foi dividida em 2 splits, um de primavera e um de verão.

A competição vai contar com uma fase regular e playoffs, mas também com relegações – onde a pior equipa desce para a Liga Radiante do Circuito Tormenta. Devido a constrangimentos no calendário, a LVP adiantou que o primeiro split só terá nove jornadas, enquanto que a segunda temporada já vai ter duas voltas, mais tradicionais.

O formato de apuramento começa com um qualificador aberto, onde o top 4 vai encontrar-se com mais 4 equipas convidadas, num qualificador fechado. Apenas o vencedor do qualificador fechado vai conseguir garantir um lugar na liga principal.

As equipas interessadas em participar no qualificador são obrigadas a ter, no mínimo, 2 jogadores da região, ou seja, cidadãos dos seguintes países:

Espanha
Portugal
Italia
Andorra
Malta
San Marino
Vaticano


ATUALIZAÇÃO: Até ao momento, o nosso portal conseguiu apurar que nenhuma das 9 equipas convidadas será portuguesa ou italiana. Pelo menos, cinco organizações convidadas estão também envolvidas na LVP SuperLiga de League of Legends, e são elas:

Movistar Riders Projeto Ibai e Piqué
Giants UCAM
Queso