Um estudo realizado pela BETVICTOR, parceria com a Universidade de Leeds, investigou os efeitos físicos e psícologicos dos videojogos nos jogadores.

Mais de três dezenas de jogadores, com idades compreendias entre os 20 e 26 anos, participaram neste estudo que contou com quatro jogos: CS:GO, Apex Legends, Call of Duty: Warzone e PUBG. Os investigadores recolheram dados como batimentos cardiacos e níveis de ansiedade ao longo de três ocasiões distintas.

O CS:GO foi o único jogo, entre os quatro escolhidos, onde os participantes tiveram um redução dos batimentos cardíacos no fim do jogo. O estudo aponta que o facto de os jogadores terem momentos de reset, entre rondas, é provável que regressem a um estado mais natural. Ao contrarário dos Battle Royales, onde o ritmo de cada partida vai aumentando progressivamente.


Batimentos cardíacos médios. (Imagem: Betvictor)

Para medir o stress de cada participante foi realizado um questionario que mede o nível de ansiedade num determinado momento. Algo comum em todos os jogadores, independentemente do jogo, é ter um nível de stress mais baixo no momento após ter realizado a partida, quando comparado com o momento antes de iniciar o jogo.

Por fim, o estudo aponta que o CS:GO é o jogo que demonstrou melhores resultados no que toca à redução de stress, apesar de todos os jogos terem sortido o mesmo efeito. Ter maior experiência oferece melhores resultados, também na redução de stress.


Níveis de Stress. (Imagem: BetVictor)

Podes consultar o estudo aqui.