Suécia abre portas aos jogadores de esports, para que possam disputar competições no território. De acordo com o jornal SportsExpressen, a diretiva apresentada no mês passado foi aprovada.

O Campeonato do Mundo de Counter-Strike: Global Offensive está previsto decorrer nos meses de outubro e novembro, com a fase final a ser disputada na Avicii Arena, em Estocolmo. No entanto, as limitações do governo sueco devido à pandemia, não colocavam atletas de esports como desportistas de elite.

Esta lei poderia impedir que jogadores de fora do continente europeu e do Espaço Económico Europeu entrassem no país. O The International, campeonato mundial de Dota 2, obteve um desfecho diferente e mudou-se para Bucareste, com a PGL a ameaçar retirar o Major de CS:GO.

As organizações de esports suecas, como Ninjas in Pyjamas, juntaram-se à Presidente de Estocolmo e conseguiram uma reunião com a Ministra da Cultura para tentar manter o torneio na Suécia. Uma das exigências da PGL foi atendida, mas a organizadora quer ter casa cheia, uma decisão que só se vai saber a 15 de setembro.