A polícia ucraniana apreendeu na semana passada milhares de PlayStation 4 que estariam a ser supostamente utilizadas para minerar criptomoedas de forma ilegal, mas, na verdade, estas consolas estavam a ser utilizadas para farmar contas FIFA Ultima Team, que mais tarde seriam vendidas no mercado negro.
O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou a apreensão de 3800 PlayStation. Estas consolas da Sony estavam as ser controladas por computadores, que corriam bots de forma farmar contas de Ultimate Team com fins lucrativos.

O que levou a SBU a acreditar inicialmente que este serviço estava a ser utilizado para minerar criptomoeda, foi o facto de terem encontrado, para além das PS4, 500 placas gráficas, 50 processadores, documentação preliminar sobre o consumo de eletricidade, portáteis, telefones, PENs, etc.
Estas PS4 estariam a disputar partidas repetidamente, acumulando cada vez mais moedas, de modo a comprarem as cartas mais valiosas do mercado para depois venderem as contas no mercado negro.
A compra e venda de contas, bem como a de moedas é ilegal e pode levar ao banimento dos jogadores envolvidos.