A divisão mais alta do desporto motorizado, a Fórmula 1, está a ganhar novos aficionados, com os Esports a ter um papel preponderante neste crescimento.
De acordo com a Nielsen Sports, empresa que analisa a indústria desportiva, a Fórmula 1 ganhou interesse junto dos fãs com idades entre os 16 e 35 anos. Além da série da Netflix ’Drive To Survive’, a empresa aponta que este interesse, por parte do público mais jovem, é também devido aos Esports.
Em esports, a F1 apostou num campeonato do mundo virtual, com todas as equipas que estão presentes no asfalto, a serem representadas por 3 pilotos.
Em 2020 o mundial de pilotos foi conquistado por Jarno Opmeer, piloto da Alfa Romeo, enquanto que o mundial de construtores foi a Red Bull Racing Esports a vencer o título.

Jarno Opmeer competiu em várias divisões de single seaters, mas foi nos esports que encontrou o sucesso.(Foto:The-race.com)
Além do campeonato do mundo são ainda organizados alguns Grand Prix virtuais, que contam com a presença de alguns pilotos profissionais e ainda estrelas de outros desportos como Thibaut Courtois.
No início da pandemia, em 2020, os pilotos mais jovens da grelha de partida, como George Russell, Lando Norris e Alexander Albon, aproveitaram a pausa, forçada, e mantiveram-se ativos a fazer transmissões ao vivo nos seus canais de Twitch.
Ainda hoje o piloto da Mclaren mantém-se próximo dos seus fãs, realizando transmissões, mesmo durante fins de semana de corrida.
A empresa concluiu ainda, que em 2022 a Fórmula 1 pode atingir a marca de mil milhões de fãs em todo o planeta.