O antigo treinador dos NiP Faruk "pita" Pita lançou um comunicado através das suas redes sociais onde admitiu ter utilizado o "viewer-bug" em 2018.
O treinador sueco admitiu publicamente ter utilizado o bug a seu favor num jogo que decorreu em Novembro de 2018 a contar para a ESL Pro League Season 8 contra os mousesports, numa partida em que os NiP já estavam prontos para disputar as relegations, antes da Pro League ser expandida para 16 equipas, enquanto que os mousesports lutavam para garantir a classificação para as finais em LAN.
Faruk "pita" Pita afirmou que não sabia como o bug aconteceu e que só o utilizou durante cinco ou seis rondas. O treinador de 29 anos tentou entrar em contacto com a Valve para relatar o bug através de um diretor de mensagens no Twitter, canal que o sueco já tinha utilizado anteriormente para entrar em contacto com a Valve.

Quatro meses após essa tentativa, pita finalmente descobriu como funcionava o bug e tentou contactar mais uma vez a equipa de desenvolvimento do jogo, tendo ficado sem resposta.
No comunicado o treinador diz que sabe que esta atitude lhe irá prejudicar a reputação enquanto treinador, mas que não pode voltar atrás no tempo para mudar as suas ações, pelo que aceita qualquer punição que lhe seja aplicada.
A Esports Integrity Coalition anunciou que tinha aberto uma investigação sobre este problema, mas que até dia 13 de setembro estava aberta a ouvir confissões dos treinadores, que devem ser enviadas para [email protected].
I fucked up..
Read: https://t.co/mXWThw8koT
— Faruk Pita (@pitaCSGO) September 4, 2020