Está dado o primeiro passo no mundo dos esports por parte da Federação Académica do Desporto Universitário com a organização de um torneio no FIFA 20.
De forma a "apelar ao cumprimento rigoroso das recomendações da Direção Geral da Saúde no âmbito da pandemia COVID-19", a FADU irá organizar um torneio amigável no FIFA 20 com o objetivo de combater "simultaneamente o isolamento social e promovendo o bem-estar dos estudantes do Ensino Superior", como se pode ler no artigo publicado no website da entidade.
Com o início agendado para o dia de hoje, 16 de abril, atletas que possuam o regime estudantes-atletas e estejam inscritos no Campeonato Nacional Universitário na modalidade de Futebol 11 representarão os diversos clubes da federação, com as inscrições para os mesmos abertas no portal da FADU.
Apesar de ser um evento disputado em ambiente amigável, a existência de uma fase final está em cima da mesa, não tendo sido no entanto nada oficializado pela FADU naquela que é a sua competição pioneira e de teste na indústria dos Esports.
Até ao dia 5 de maio, a conta da Federação Académica do Desporto Universitário irá transmitir aquele que é o primeiro CNU conectado ao gaming nas suas contas do Facebook e da Twitch. Os embates decorrerão entre as 20h30 e as 22h00 naquela que é uma iniciativa "que já há alguns anos tem vindo a ser trabalhado pela Federação Internacional do Desporto Universitário", segundo o presidente da FADU, André Reis.
O regulamento da competição já está disponível e pode ser transferido neste link. Para além da FADU, o Challenge CNU Futebol 11 – FIFA 20 conta ainda com o apoio da Federação Académica do Porto e da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa.