O VALORANT, um dos jogos do momento e título que se encontra na fase de BETA fechada, começou hoje a dar os primeiros passos no que diz respeito aos Esports.

Na página do FPS da RIOT foram publicados alguns pensamentos iniciais relativamente ao VALORANT Esports, contendo os objetivos em torno do jogo e alguns guias para serem seguidos. Tendo como princípios a "Integridade Competitiva", a "Acessibilidade" e "Autenticidade", a equipa do jogo pretende deixar a scene de Esports crescer naturalmente, tendo como foco estabelecer parcerias com jogadores, criadores de conteúdo, organizadores de torneio e developers para criar o seu ecossistema.

  Organizador Plataforma/Escala Objetivo Contribuição da Riot
         
Torneios Pequenos
 
Comunidades, jogadores, CyberCafés
 
Prizepool < $10,000 (ou equivalente regional) ou < $12,000 em prémios não monetários
 
Jogo social divertido e organizado
 
Sem IP
 
Torneios Médios
 
Negócios e marcas intermédias; Organizações de Esports, Influenciadores
 
Prizepool < $50,000 (ou equivalente regional); sem implicações garantidas no Ecossistema Global
 
Procura Monetizar e/ou Crescer uma Marca ou Negócio
 
Varia de acordo com a equipa Regional
 
Torneios Grandes Organizadores Principais de eventos (Exemplo: ESL, DreamHack, OGN) Semi Pro oficial, parte do Ecossistema Global Competitivo Procura Monetizar e/ou Crescer uma Marca ou Negócio + Contribuir para o Ecossistema de Esports Global do VALORANT Varia de acordo com a equipa Mundial
 

Com efeito e pretendendo manter os seus princípios, foi lançado oficialmente um guia para competições da comunidade de VALORANT – o mesmo destina-se aos organizadores para perceberem os objetivos da RIOT, traçando diversos limites de forma a assegurar que existe espaço para um cenário amador.

Entre os vários pontos presentes na guia estão o Trademark, impedindo que as palavras "Campeonato", "Campeões", "Temporada" ou "Liga" sejam utilizadas no nome da competição independentemente do tamanho do mesmo. Desde que respeite as normas do VALORANT, qualquer organizador de torneios pequenos pode realizar eventos sem ser necessário obter uma licença junto da RIOT, não sendo no entanto o caso para os torneios Médios e Grandes.

No primeiro caso, é necessário seguir procedimentos junto da equipa regional da RIOT correspondente enquanto que no último será necessário obter aprovação junto da equipa mundial da mesma. O guia competitivo de VALORANT para organizadores podem ser acedidos aqui.