O primeiro dia de jogos no qualificador fechado para a quinta temporada da Master League Portugal chegou ao fim com 4 BO1s disputados e os primeiros dois finalistas encontrados, com sAw e Baecon a disputar uma das vagas na liga.
Com Rhyno e Baecon.4Gaming a apurar-se por via do qualificador aberto, o fechado abriu com estas duas equipas a medirem forças com as equipas que caíram da temporada passada nos dois últimos lugares, Grow uP e EGN respectivamente.

Os novos Rhyno despacharam rapidamente os uP e deixaram boas indicações contra os sAw.
A curiosidade gerada em torno da vaga dos Grow uP e a equipa que os iria representar no qualificador dissipou-se à hora de jogo, com a equipa feminina a ser escolhida e a entrar no servidor para enfrentar os Rhyno no Overpass – a equipa de Miguel "aztex" Tavares não deu grandes hipóteses ao vencer por 16-2, seguindo em frente para enfrentar os sAw.
No outro jogo em Dust2, o duelo entre Bernardo "gotah" Amorim e Guilherme "CarboN" Bastos já tinha sido lançado fora do servidor, decidindo-se quem iria enfrentar os Baecon na próxima ronda – com efeito, foi a equipa dos EGN a levar a melhor com um 16-10 onde Rui "SHOUW" Reis foi o grande destaque a nível estatístico.

Os grandes favoritos a uma das vagas para a MLP 5 cumpriram no seu primeiro confronto do qualificador.
Os sAw, um dos grandes favoritos a uma das duas vagas em jogo, ainda passaram por dificuldades diante dos Rhyno em Vertigo, chegando mesmo a ser surpreendidos em algumas rondas. No final, valeu a experiência do conjunto para seguir para a final da upper bracket por 16-10, ficando no entanto boas indicações no ar por parte da equipa que promoveu recentemente as entradas de Miguel "aztex" Tavares e Rúben "f0rz" Bessa.
No último jogo do dia, o Vertigo voltou a ser escolhido com os EGN a defrontar novamente um conjunto dos Baecon – a equipa de Braulio "brA" Piraglia continua em busca do seu grande objetivo depois de falhar por diversas vezes e encontrou um João "KillDreaM" Ferreira inspirado para lhes dar a vitória por 16-13, com o ex-Giants a terminar com um ADR de 129.9 e 34 frags.

KillDreaM esteve em grande plano contra os EGN, ajudando os Baecon a ficar mais perto da qualificação.
O qualificador retoma amanhã pelas 19:00 com os primeiros 2 BO1s de eliminação e o BO3 entre o vencedor dessas partidas – podes seguir todo o qualificador fechado da Master League Portugal, aceder a estatísticas, demos e vods através da nossa cobertura.