Com a temporada 11 da ESL Pro League a chegar, foi lançado mais um report pelo conceituado jornalista Jarek "Dekay" Lewis a avançar que o formato da ESL Pro League será alterado esta temporada, com alterações drásticas. 

As mudanças passam sobretudo pelo número de equipas em competição que deixarão de ser as normais 48 equipas, cortando esse número para metade e unificando as diferentes regiões onde eram disputadas as fases regulares rumo às finais globais. Alegadamente, as equipas que ficaram de fora desta seleção irão receber um lugar na ESEA MDL e não foram avisadas pela ESL sobre estas alterações que estão a ser planeadas para formar uma liga de 24 equipas.

Os mousesports venceram a última temporada da ESL Pro League. (Foto por Hltv.org)

Ao mesmo tempo que a ESL Pro League irá estar a decorrer outra nova competição o "B Site", que contará com a presença dos MIBR e dos Cloud9, e que obrigará outras equipas a decidir entre uma competição e outra, o que já ajudará a diminuir o número de equipas participantes. Contudo, a ESL precisará de decidir quais as equipas que não irão participar nesta temporada, para dessa forma o número de equipas participantes ser de 24.

No report, Dekay revela as equipas que deverão estar presentes na ESL Pro League Season 11, e são elas:

 Astralis  mousesports  Natus Vincere  Liquid
 Heroic  FaZe  forZe  Evil Geniuses
 North  CompLexity  MIBR  Cloud9
 fnatic  Vitality  FURIA  100 Thieves
 NiP  G2  INTZ  Renegades
 ENCE  Virtus.pro  Sharks  TyLoo

É esperado que a lista final mude uma vez que MIBR e Cloud9 já estarão com compromissos para com a liga rival, restando aguardar para ver quais os participantes – neste momento, é esperado que os Sharks sejam um deles.